Tecnologia e fé unem devotos de São Jorge neste 23 de abril

Santo Guerreiro

Publicado em 23/04/2020 - 14:45 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Pela primeira vez em 75 anos, a famosa Alvorada Festiva, que reúne milhares de fiéis em frente à Igreja Matriz de São Jorge, em Quintino, Zona Norte carioca, não pôde ser realizada. Também não houve missa campal e foguetório na Igreja do Santo Guerreiro, no centro da cidade.

 

A quebra da tradição é mais um entre tantos reflexos que o novo coronavírus impôs no cotidiano das pessoas. Depois de afetar as celebrações da Páscoa, a pandemia foi responsável pelo adiamento de uma das festas religiosas mais tradicionais do Rio.

 

Além das igrejas fechadas, o Dia de São Jorge, comemorado neste 23 de abril, não pôde contar com as festas populares,  rodas de samba e feijoadas também tradicionais nas homenagens ao santo.

 

Os terreiros de umbanda e candomblé, onde São Jorge é sincretizado no orixá Ogum, desta vez calaram os atabaques. As casas de santo também seguem com suas atividades suspensas.

 

E nesse contexto, mais uma vez, a tecnologia se aliou a fé.

 

Com as portas das igrejas fechadas, as missas foram transmitidas pela internet, como informou o padre Dirceu Rigo, em vídeo divulgado nas redes sociais da Igreja de São Jorge.

 

Em outro aviso endereçado aos devotos, o padre Dirceu Rigo afirma que a festa em homenagem ao Santo Guerreiro deverá ser realizada em agosto ou setembro.

 

Com comemorações particulares por parte dos fiéis, a programação este ano na Matriz de São Jorge foi feita, com alvorada às 5h, toque de clarinete e do sino e uma pequena queima de fogos. Mas, dentro da igreja, somente o padre e os auxiliares para ajudar na celebração das missas realizadas ao longo do dia e transmitidas pela internet.

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo