Acesso virtual a serviços públicos tende a melhorar atendimento

Gov.br

Publicado em 23/05/2020 - 10:21 Por Maíra Heinen - Brasília

Ficar em filas para resolver problemas burocráticos em bancos ou serviços governamentais é uma realidade que está ficando distante para muita gente. É que a oferta desses serviços de forma digital está aumentando e com o atual período de emergência em saúde, houve aumento do acesso virtual aos serviços públicos. Desde janeiro, foram contabilizados pelo governo 12 milhões de novos usuários.

 

O governo federal anunciou a criação de 130 serviços digitais, apenas durante o período de pandemia. O número de serviços digitalizados de janeiro de 2019 até agora já atingiu a marca de 700. A tendência, de acordo com o coordenador geral de relacionamento e portifólio da Secretaria de Governo Digital, Marcos Ricardo dos Santos, é que esses serviços sejam cada vez mais usados, mesmo após a pandemia.

 

Marcos Ricardo dos Santos acredita que a maior oferta de serviços digitais também auxilia quem não tem alternativa a não ser ir para os locais de atendimento.

 

De acordo com Marcos Ricardo, o governo espera oferecer até ao final do ano cerca de mil serviços digitais. Um exemplo de novo serviço digital a ser disponibilizado nas próximas semanas é a carteira de registro de pescador.

 

Os serviços mais acessados do Gov.br são, nesta ordem: inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; solicitar Auxílio Emergencial de R$ 600; pedir o Seguro-desemprego; sacar o abono salarial; emitir o comprovante do Cadastro Único; e obter a Carteira de Trabalho.

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