Acesso virtual a serviços públicos tende a melhorar atendimento

Gov.br

Publicado em 23/05/2020 - 10:21 Por Maíra Heinen - Brasília

Ficar em filas para resolver problemas burocráticos em bancos ou serviços governamentais é uma realidade que está ficando distante para muita gente. É que a oferta desses serviços de forma digital está aumentando e com o atual período de emergência em saúde, houve aumento do acesso virtual aos serviços públicos. Desde janeiro, foram contabilizados pelo governo 12 milhões de novos usuários.

 

O governo federal anunciou a criação de 130 serviços digitais, apenas durante o período de pandemia. O número de serviços digitalizados de janeiro de 2019 até agora já atingiu a marca de 700. A tendência, de acordo com o coordenador geral de relacionamento e portifólio da Secretaria de Governo Digital, Marcos Ricardo dos Santos, é que esses serviços sejam cada vez mais usados, mesmo após a pandemia.

 

Marcos Ricardo dos Santos acredita que a maior oferta de serviços digitais também auxilia quem não tem alternativa a não ser ir para os locais de atendimento.

 

De acordo com Marcos Ricardo, o governo espera oferecer até ao final do ano cerca de mil serviços digitais. Um exemplo de novo serviço digital a ser disponibilizado nas próximas semanas é a carteira de registro de pescador.

 

Os serviços mais acessados do Gov.br são, nesta ordem: inscrever-se no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; solicitar Auxílio Emergencial de R$ 600; pedir o Seguro-desemprego; sacar o abono salarial; emitir o comprovante do Cadastro Único; e obter a Carteira de Trabalho.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo