Atividades da JBS em Rondônia são suspensas após confirmação de funcionários com Covid-19

Funcionários com Covid-19

Publicado em 27/05/2020 - 20:41 Por Renata Martins - Brasília

A Justiça do Trabalho determinou a suspensão das atividades da filial da JBS em São Miguel do Guaporé, Rondônia, após confirmação de infecção de funcionários pelo novo coronavírus.

 

Dos 46 casos confirmados de Covid-19 no município, 29 são de trabalhadores do frigorífico da JBS, o que representa mais de 60%  dos infectados. A empresa só pode voltar suas atividades na filial depois que forem feitos testes em todos os seus funcionários. A remuneração dos empregados, deve ser mantida durante os dias de paralisação.

 

O juiz Wádler Ferreira marcou uma audiência com as partes para esta quinta-feira (28). A decisão liminar atende pedido do Ministério Público de Rondônia e do Ministério Público do Trabalho da 14ª Região.De  acordo com a denúncia, a empresa não está tomando as medidas necessárias de prevenção e trabalhadores com sintomas da doença estariam sendo orientados a voltarem a trabalhar, pelo departamento médico do frigorífico.

 

Segundo os promotores um ônibus chegou ao Hospital Público da cidade, trazendo novos casos suspeitos vindos da empresa. A unidade de São Miguel do Guaporé da JBS abate diariamente cerca de mil bois. Nesta quarta-feira (27), após a chegada do Oficial de Justiça pela manhã, o abate dos animais que estavam no local foi autorizado. A partir de amanhã, apenas funcionários do setor de segurança podem permanecer na filial.

 

A JBS emprega cerca de 950  trabalhadores no município de São Miguel do Guaporé/RO, que possui cerca de 25 mil habitantes. Em nota, a JBS informou que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 em suas unidades, que inclui afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco; desinfecção diária das unidades e medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas.

 

A empresa não se pronunciou sobre a decisão da justiça do trabalho.

Últimas notícias
Geral

Chuvas que atingem o Nordeste devem se intensificar no fim de semana

A informação é do Instituto Nacional de Meteorologia que emitiu alerta vermelho para o leste do Nordeste, onde as chuvas podem atingir de 150 a 200 milímetros por dia entre sexta-feira e domingo

Baixar arquivo
Geral

RJ: Polícia Civil agora afirma que foram 23 mortos na Vila Cruzeiro

A Polícia Civil informou que outros três mortos que chegaram ao Instituto Médico Legal eram, na verdade, de outra ocorrência no morro do Juramento, também na zona norte.

Baixar arquivo
Geral

Previsão do tempo: norte, nordeste e sul estão em alertas para chuvas

No norte, o aviso vale pros estados do Amapá e de Roraima, além do norte do Amazonas e do Pará. No sul é a chegada de uma frente fria que provocar chuva volumosa em grande parte do Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio recebe programa do Unicef para acolher crianças e adolescentes

Depois de São Paulo, Recife e Belém, o programa #AgendaCidadeUNICEF, chegou ao município do Rio de Janeiro. O lançamento aconteceu na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Pavuna.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal investiga morte de uma pessoa em ação da PRF

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a ação de policiais rodoviários federais envolvidos na abordagem que terminou com a morte de Genivaldo de Jesus Santos, no município de Umbaúba (SE)

Baixar arquivo
Educação

Censo Escolar vai revelar dados da educação pública e privada

Os responsáveis pelas unidades devem colocar as informações no Sistema Educacenso até o dia 1º de agosto. O resultado desta etapa vai ser divulgado no fim do ano.

Baixar arquivo