Atividades da JBS em Rondônia são suspensas após confirmação de funcionários com Covid-19

Funcionários com Covid-19

Publicado em 27/05/2020 - 20:41 Por Renata Martins - Brasília

A Justiça do Trabalho determinou a suspensão das atividades da filial da JBS em São Miguel do Guaporé, Rondônia, após confirmação de infecção de funcionários pelo novo coronavírus.

 

Dos 46 casos confirmados de Covid-19 no município, 29 são de trabalhadores do frigorífico da JBS, o que representa mais de 60%  dos infectados. A empresa só pode voltar suas atividades na filial depois que forem feitos testes em todos os seus funcionários. A remuneração dos empregados, deve ser mantida durante os dias de paralisação.

 

O juiz Wádler Ferreira marcou uma audiência com as partes para esta quinta-feira (28). A decisão liminar atende pedido do Ministério Público de Rondônia e do Ministério Público do Trabalho da 14ª Região.De  acordo com a denúncia, a empresa não está tomando as medidas necessárias de prevenção e trabalhadores com sintomas da doença estariam sendo orientados a voltarem a trabalhar, pelo departamento médico do frigorífico.

 

Segundo os promotores um ônibus chegou ao Hospital Público da cidade, trazendo novos casos suspeitos vindos da empresa. A unidade de São Miguel do Guaporé da JBS abate diariamente cerca de mil bois. Nesta quarta-feira (27), após a chegada do Oficial de Justiça pela manhã, o abate dos animais que estavam no local foi autorizado. A partir de amanhã, apenas funcionários do setor de segurança podem permanecer na filial.

 

A JBS emprega cerca de 950  trabalhadores no município de São Miguel do Guaporé/RO, que possui cerca de 25 mil habitantes. Em nota, a JBS informou que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 em suas unidades, que inclui afastamento de pessoas que fazem parte do grupo de risco; desinfecção diária das unidades e medição de temperatura de todos antes do acesso às fábricas.

 

A empresa não se pronunciou sobre a decisão da justiça do trabalho.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo