Brasil tem transparência abaixo do ideal nas contratações emergenciais contra Covid-19

Contratações emergenciais

Publicado em 21/05/2020 - 15:03 Por Maíra Heinen - Brasília

Espírito Santo, Distrito Federal, Goiás e Paraná são os únicos estados brasileiros com transparência ótima referente a informações de contratações emergenciais durante a pandemia da Covid-19.

 

A organização Transparência Internacional lançou, nesta quinta-feira (21), um ranking que identifica as melhores práticas entre estados e capitais brasileiras.

 

A iniciativa quer estimular o poder público no combate à corrupção num período em que governos estão flexibilizando regras para compras de resposta à pandemia.

 

São Paulo e Roraima são os dois únicos estados avaliados como ruins no quesito.

 

De acordo com a organização, metade dos estados se enquadraram nas categorias ótimo ou bom; e a outra metade se classificou como regular ou ruim. Nenhum foi identificado como péssimo em transparência.

 

No entanto, entre as capitais, a cidade de Belém foi a única a ser classificada como péssima para transparência das contratações. As capitais com melhor pontuação foram João Pessoa e Goiânia.

 

Para os avaliadores, a situação brasileira não é boa e o país apresentou um nível de transparência abaixo do recomendado. Guilherme France, coordenador de pesquisa da Transparência Internacional Brasil, ressalta que para contratações rápidas não é necessário ocultar informações.

 

Entre os critérios utilizados pela Transparência Internacional, estão por exemplo, a adequação dos portais governamentais para que as informações estejam organizadas e sejam facilmente lidas de forma automatizada. Outro quesito avaliado foi o quanto os entes públicos se esforçam para apresentar canais de escuta da sociedade e para o recebimento de denúncias.

 

O governo de São Paulo se manifestou sobre a pesquisa e disse, por meio de nota, que não só informa os seus gastos como decidiu auditar as doações que tem recebido. Disse ainda que é descabida a alegação de que a disponibilização de arquivos no formato PDF não signifique transparência, uma vez que tanto celulares quanto computadores permitem visualização sem mesmo haver realização de download.

 

Últimas notícias
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo