Conselho de Enfermagem recebe mais de 6 mil denúncias sobre falta de equipamentos de proteção

Máscaras, Luvas, Óculos

Publicado em 07/05/2020 - 14:53 Por Dayana Víctor - Brasília

Mais de 6 mil denúncias de falta de máscaras, luvas, óculos e roupas impermeáveis de proteção e outros itens importantes no trabalho de profissionais da saúde no combate ao novo coronavírus já foram registradas no Conselho Federal de Enfermagem. Isso desde o início da pandemia da Covid-19, em março.

 

Para tentar resolver em parte essa falta de equipamentos de proteção individual existe o site EPI Match, que em português significa Encontro de EPI. A ideia é similar a dos aplicativos de relacionamento. Empresas que fabricam os itens de proteção e instituições que precisam desses equipamentos fazem um cadastro. Assim que a plataforma encontra perfis compatíveis, manda um e-mail para o fornecedor.

 

A gerente de projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Cyntia Matos, uma das idealizadoras da iniciativa, resume o objeto da plataforma. Esses equipamentos de proteção individuais podem evitar o adoecimento e até a morte de quem trabalha diretamente no combate a Covid-19.

 

Desde março, mais de 10 mil enfermeiros e técnicos de enfermagem apresentaram sintomas da doença, mas apenas dois mil tiveram o diagnóstico confirmado com o novo coronavírus. Desse total, 88 morreram, mas 16 dessas mortes ainda estão em investigação.

 

O coordenador do Comitê Gestor de Crise da Covid 19 do Conselho Federal de Enfermagem, Walkirio Almeida, explica que o problema nos hospitais do Brasil vai além da falta dos epis.

 

O Ministério da Saúde já entregou, pelo menos, 71 milhões de equipamentos de proteção individual para toda a rede pública de saúde do Brasil, desde o início da pandemia da Covid-19. Só na segunda quinzena de abril, foram mais de 10 milhões de máscaras, aventais, luvas, óculos de proteção, sapatilha, toucas e álcool em gel.

Últimas notícias
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo