Idosos recorrem à tecnologia para manter contato social

Pandemia

Publicado em 11/05/2020 - 07:33 Por Maíra Heinen - Brasília

O esteriótipo de que tecnologia é coisa para jovens pode ser desfeito em tempos de pandemia. É que ferramentas como aplicativos de celular, tablets e computadores estão com o uso cada vez mais difundido, inclusive entre idosos.

 

São as alternativas que muitos têm para não perder o contato com a família, para conversar com amigos ou mesmo aprender coisas novas.

 

Quem há pouco tempo não tinha muita proximidade com aplicativos e nem muito interesse em aprender, já está mudando a perspectiva. É o caso de dona Eivone Romagnolli, de 82 anos.

 

Sonora: "Olha a tecnologia é muito importante. Eu gosto muito. A gente fica mais calma vendo a pessoa. Eu tenho dificuldade e às vezes esqueço."

 

Juciara Ramagnolli, filha de dona Eivone, reconhece o aprendizado da mãe.

 

Sonora: " A relação dela com a tecnologia está mudando bastante. Há um tempo atrás ela não queria nem o celular. Agora ela quer, sente dificuldade, mas mesmo assim ela tem curiosidade"

 

Diante do cenário atual, algumas iniciativas buscam tornar smartphones e notebooks algo mais natural para os idosos.

 

Uma campanha feita pelo projeto “Mais Vívida”, por exemplo, conecta jovens voluntários a idosos que estão isolados. A ideia é combater a solidão com conversas onlines e auxiliar na utilização de aplicativos úteis.

 

Para a psicóloga e coordenadora de Prevenção, da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária da UnB, Cristineide Leandro França, para além da interação com familiares, aprender algo novo e que dê prazer é outro ponto positivo.

 

Sonora: "É muito importante que as ferramentas sejam introduzidas neste momento e que comece a fazer parte da vida deles. Para quem tem resistência é importante ocupar o tempo com filmes, TV, coisas que dêem prazer."

 

Apesar de mais difundidas entre idosos num período tão difícil, a expectativa é que o contato por meio dessas tecnologias se mantenha num mundo pós pandemia; e que esses dispositivos sirvam de ferramentas contra a solidão.

Últimas notícias
Esportes

Nesta terça-feira começa segunda rodada do Brasileirão

Nesta terça-feira, tem a abertura da segunda rodada do Brasileirão Série A, com total cobertura da Rádio Nacional.

Bahia e Fluminense jogam às nove e meia da noite no Estádio da Fonte Nova, em Salvador.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo