Pará aplicou mais de 5 mil multas durante lockdown

Pandemia de Covid-19

Publicado em 26/05/2020 - 11:30 Por Maíra Heinen - Brasília

O governo paraense aplicou mais de 5 mil multas por desobediência ao lockdown, decretado em 16 municípios do estado. A medida de restrição mais severa terminou no último domingo (24).

 

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, no total 5.564 multas foram aplicadas. Dessas, 5.430 foram direcionadas a pessoas físicas; e 134 a estabelecimentos.

 

Dos 16 municípios que entraram em lockdown, Belém foi a cidade que mais registrou multas nesses 14 dias.

 

Apesar de as medidas mais rigorosas decretadas pelo estado terem chegado ao fim, o governo paraense apoia municípios que decidirem decretar o bloqueio a partir de agora.

 

Os municípios de Abaetetuba e Cametá, por exemplo, já solicitaram à Secretaria de Segurança Pública, formalmente, a fiscalização do lockdown nas cidades.

 

O governo decretou, nessa segunda-feira (25), novas medidas de distanciamento controlado.

 

Permanecem suspensos os transportes coletivos interestaduais de passageiros pelas vias terrestre, marítima e fluvial. A medida não se aplica a carros particulares e nem ao transporte de carga.

 

Há ressalvas quanto às pessoas que precisam fazer deslocamento por motivo de trabalho, retorno para casa ou tratamento de saúde. Nesses casos, a comprovação da necessidade do deslocamento pode ser feita com a autodeclaração disponível no site da Procuradoria-Geral do Estado.

 

Outra medida que retornou com o fim do lockdown no Pará foi o projeto de vídeo-visitas dos familiares a custodiados da Secretaria de Administração Penitenciária. O projeto é uma iniciativa para garantir que os custodiados tenham contato, mesmo que de forma virtual, com os familiares.

 

Até o momento, são contempladas as unidades do Complexo Penitenciário de Santa Isabel e o Centro de Recuperação Feminino, em Ananindeua.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo