Por causa da pandemia, prazo para alistamento militar é estendido até 30 de setembro

Por causa da pandemia

Publicado em 29/05/2020 - 16:15 Por Sayonara Moreno - Brasília

A partir de agora, vai até 30 de setembro o prazo para o alistamento militar de quem completa 18 anos este ano. A mudança já está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, e foi determinada pelo governo federal devido à pandemia da Covid-19.


Normalmente, o alistamento deve ser feito nos seis primeiros meses do ano em que a pessoa completa 18 anos. Para se alistar, é preciso acessar o site www.alistamento.eb.mil.br ou comparecer à Junta de Serviço Militar mais próxima da sua residência.


Os brasileiros naturalizados terão prazo de noventa dias para receberem o certificado de naturalização. Para esse grupo, o alistamento é feito, normalmente, dentro de 30 dias, a partir do recebimento do certificado. Com o decreto desta sexta, o prazo foi prorrogado para 90 dias.


Lembrando que é obrigatório o alistamento de todo brasileiro do sexo masculino, no ano em que chega à maioridade. Se perder o prazo, fica sujeito a multa e em débito com o serviço militar. Isso significa que ele fica impedido de se inscrever em concurso público ou tomar posse de cargo no funcionalismo público; além de não poder tirar carteira profissional, assinar contrato ou receber prêmios dos governos federal, estadual ou municipal.


Após o alistamento, o cidadão deve consultar no site do Exército brasileiro para saber se foi dispensado ou encaminhado para a seleção de prestar serviço em uma das Forças Armadas: Exército, Marinha ou Aeronáutica.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo