Delineamento da fronteira que vai do Uruguai à Bolívia é ajustado, mas sem ganho de território

Estudo do IBGE

Publicado em 22/06/2020 - 15:32 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizou a extensão da faixa de fronteira do Brasil com os países da América do Sul. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (22), utilizou tecnologias geoespaciais, que permitiram o aprimoramento da divisa no trecho que vai do Uruguai até a Bolívia.

 

A área, considerada de segurança nacional, tem um 1 milhão e 400 mil km2, o que equivale a 16% do território brasileiro. A faixa se estende por 150 quilômetros de largura ao longo dos 15 mil quilômetros de fronteira com as nações vizinhas. Internamente, ela compreende 588 municípios, dos quais 432 estão inteiramente dentro da faixa e 156, parcialmente.

 

Apesar da atualização, não houve, segundo o engenheiro cartógrafo Fábio Ramos, ganho de território para nenhum dos países. O resultado foi apenas um delineamento mais preciso desse contorno, possibilitado pelas imagens de satélites de alta resolução.

 

O levantamento revela dois terços de toda a extensão da linha de fronteira ficam na Região Norte, com destaque para os estados do Amazonas e do Acre. As regiões Sul e Centro-Oeste também têm terras situadas na área, com maior concentração de municípios fronteiriços nos estados do sul do país, como detalha o engenheiro do IBGE.

 

Para realizar essas alterações junto aos 10 países que têm fronteira com o Brasil, o IBGE consultou o órgão do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela demarcação e caracterização das fronteiras do país.

 

A medição atual teve como base o Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas e o cálculo de áreas foi feito por geoprocessamento. O IBGE já havia calculado a área da faixa de fronteira em 1941, utilizando tecnologias disponíveis à época.

 

Também nesta segunda-feira, foi divulgada a lista dos 280 municípios brasileiros banhados pelo mar. O Brasil, maior país da América do Sul, possui 25 mil km de fronteiras, sendo 10 mil marítimas, junto ao Oceano Atlântico.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo