Em nova fase da Lava Jato, Polícia Federal apura prejuízos na área de trading da Petrobras

Sem Limites II

Publicado em 18/06/2020 - 10:58 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18) a operação Sem Limites II. É a 71ª fase da Operação Lava Jato que mira a compra e venda de petróleo, óleos combustíveis e derivados da Petrobras, o chamado trading.

 

São cerca de 40 policiais federais nas ruas para cumprir 14 ordens judiciais, sendo 12 mandados de busca e apreensão e 2 ofícios para obtenção de dados telemáticos. Também foram expedidas ordens para bloqueio de cerca de R$ 17 milhões, referentes aos prejuízos identificados até o momento.

 

As ordens judiciais foram expedidas pela 13ª Vara Federal da Justiça Federal em Curitiba/PR e os mandados estão sendo cumpridos no estado do Rio de Janeiro, sendo 4 em Petrópolis, um em Cabo Frio e sete na capital fluminense.

 

Segundo a Polícia Federal, as investigações identificaram vários doleiros que atuavam até 2018 no mercado paralelo de câmbio e auxiliavam na remessa de valores de propina que eram pagos pelos intermediários no exterior para agentes públicos corruptos no Brasil.

 

A suspeita da PF é de que parte desses valores eram usados para pagar intermediários políticos para a manutenção de empregados públicos em funções estratégicas da Petrobras, como a de Gerência Executiva de Marketing e Comercialização, onde eram feitas as operações de trading.

 

Ainda segundo a Polícia Federal, os investigados responderão pela prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, organização criminosa, crimes financeiros e de lavagem de dinheiro.

 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo