Pesquisa aponta medo de agentes prisionais diante da pandemia

FGV

Publicado em 02/06/2020 - 12:30 Por Maíra Heinen - Brasília

Medo, aumento de tensão, falta de equipamentos para trabalhar e ausência de orientação para atuar durante a crise. Essas foram algumas respostas dadas por agentes prisionais a uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, sobre a percepção da categoria diante da pandemia do novo coronavírus.

 

O questionário foi feito de forma virtual com 301 agentes prisionais de todas as regiões do país. E o sentimento comum, em mais de 80% dos entrevistados, é o medo: de adoecer, de contaminar a família, e da tensão que aumenta nos presídios com a falta de visitas e o isolamento maior dos apenados.

 

A professora e pesquisadora da FGV, Gabriela Lotta, coordena o Núcleo de Estudos da Burocracia, que realizou a pesquisa. Ela aponta que o sentimento predominante tem duas dimensões: o medo da doença em si e ainda o medo de que a tensão se agrave num local onde o estresse é sempre presente.

 

"Os dados estão mostrando que esses profissionais estão numa situação de estresse e de risco e sentindo, em geral, pouco suporte governamental para enfrentar esse momento".

 

Mais da metade dos entrevistados disseram não sentir apoio dos governos estaduais, mas o dado varia entre as regiões. No Sudeste, por exemplo, a sensação de apoio foi relatada por apenas 11,26% dos entrevistados, enquanto no Sul o dado chega a 46,15%. Oito em cada dez agentes prisionais entrevistados não se sentem preparados para lidar com a crise da Covid-19 ou não souberam responder.

 

Apenas um terço dos agentes apontam ter recebido Equipamentos de Proteção Individual. Há, também neste quesito, grande variação entre as regiões. O Sul se destaca positivamente, onde 53,84% dos profissionais receberam os equipamentos. Já na região Norte, o indicador é de apenas 26,66%.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo