logo Radioagência Nacional
Geral

Preso no Rio mais um suspeito de fraudes na compra de respiradores pulmonares

Compra de Respiradores Pulmonares
Baixar
Raquel Junia
17/06/2020 - 15:00
Rio de Janeiro

O Superintendente de Orçamento e Finanças da Secretaria de Estado de Saúde, Carlos Frederico Veroçosa Duboc, foi preso preventivamente nesta quarta-feira (17) em mais uma etapa da operação Mercadores do Caos, que investiga fraudes na compra de respiradores pulmonares no Rio de Janeiro.

 

A operação cumpriu também mandado de prisão preventiva e outros nove de busca e apreensão em endereços na capital fluminense e em Brasília, expedidos pela 1ª Vara Criminal especializada. Em nota a Secretaria de Saúde informou que Carlos Frederico será exonerado. A ação foi coordenada pelos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, com o apoio das policiais civis também das duas unidades federativas.

 

Segundo o MP fluminense, a operação, que teve a primeira fase deflagrada em maio, busca combater uma organização criminosa suspeita de desviar mais de R$18 milhões em recursos públicos, destinados à compra de respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19 no Rio de Janeiro. O MP ressalta que, passados mais de dois meses da data de entrega dos equipamentos comprados de forma emergencial, sequer uma unidade foi entregue pelas empresas contratadas.

 

Na etapa anterior da operação, foram presos o ex subsecretário de saúde do estado, Gabriell Neves e logo depois, o seu sucessor, Gustavo Borges, além de donos das empresas que teriam participado do esquema fraudulento.


Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informa que desde o dia 3 de junho todos os poderes para ordenações de despesas da pasta estão sob responsabilidade do novo titular, o médico Fernando Ferry,  e coloca à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos a respeito dos fatos.

 

As denúncias envolvendo as compras de respiradores e contratos da Secretaria de Saúde para a construção dos hospitais de campanha levaram à exoneração do antigo secretário, Edmar Santos. Fernando Ferry assumiu o cargo no dia 18 de maio.

x