Sudeste tem maioria dos municípios com acesso universal ao saneamento básico

Saneamento básico

Publicado em 06/06/2020 - 08:01 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Dos 98 municípios brasileiros que receberam a maior pontuação em relação a qualidade do saneamento básico, nenhum está no Norte ou no Nordeste. A maioria está na região Sudeste, que tem 85% dos municípios classificados como no rumo à universalização do saneamento. 13% dos municípios com melhor classificação estão no Sul e o Centro-Oeste tem apenas 1 município entre aqueles com maior grau de saneamento básico.

 

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a ABES, lançou, nesta sexta-feira (5), a quarta edição do ranking da Universalização do Saneamento Básico. Os dados são referentes ao ano de 2018.

 

Entre as capitais, Curitiba lidera o ranking como a única capital a estar no grupo das mais bem colocadas. Em seguida, vem Brasília, Belo Horizonte, e João Pessoa. Ocupa a última posição do ranking das capitais, a cidade de Porto Velho, capital de Rondônia. A penúltima colocação é de Belém, no Pará.

 

O Distrito Federal, apesar de estar entre os melhores lugares em saneamento básico do Brasil, ainda não atende parte da população rural com coleta de esgoto. O jardineiro Mario Silva, que vive em um loteamento rural em Sobradinho, região administrativa do DF, reclama do esgoto a céu aberto.

 

A pesquisa também mostra o total de internações por doenças relacionadas ao saneamento Inadequado no primeiro trimestre de 2020, como cólera, febre tifóide, diarreia e gastroenterite. Foram mais de 40 mil internações por esse tipo de doenças nos três primeiros meses do ano, o que levou a uma ocupação de 4% dos leitos do SUS no período. No Norte e Nordeste as ocupações de leitos por essas doenças chegam a aproximadamente 7%.

 

O professor de saneamento ambiental Elcires Pimenta destaca a relação entre saúde e saneamento.

 

Entraram no levantamento apenas os municípios que fornecem dados ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento.

 

Vale destacar que apenas 33% das cidades brasileiras entraram no levantamento pois divulgam números sobre saneamento. São 1.857 municípios que concentram a maioria da população, 70% dos mais de 208 milhões de habitantes.

 

No Nordeste, por exemplo, 82% dos municípios, onde se concentram quase 50% da população da região, não estão no ranking por falta de dados. No Norte, 52% da população que vive em 90% dos municípios da região também ficaram de fora do levantamento.

 

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo