Após alagamento, Cais do Valongo passará por drenagem até o fim desta semana

Patrimônio Mundial

Publicado em 23/07/2020 - 08:12 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

O Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, reconhecido como patrimônio mundial pela Unesco, está alagado. Nessa quarta-feira (22), um funcionário da prefeitura, Reginaldo Souza, de 55 anos, levou um choque elétrico quando estava verificando a situação de uma das bombas.

 

Ele chegou a ficar desacordado debaixo d'água até ser resgatado por duas pessoas. De acordo com a  Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, o funcionário está recebendo todo o suporte necessário; tem quadro estável e vai passar por exames para avaliação médica.

 

Não é a primeira vez que o local, que fica na zona portuária da capital fluminense, é alagado.

 

Em nota, a Secretaria informou que  o trabalho de drenagem da água deverá seguir até o fim desta semana. Ainda segundo a  Secretaria, o trabalho será realizado até que toda a água tenha sido drenada para a galeria de águas pluviais. E somente depois, será possível inspecionar as bombas e verificar se há necessidade de substituição ou de manutenção.


O Cais do Valongo foi construído em 1811 pela Intendência Geral de Polícia da Corte do Rio de Janeiro. De acordo com o IPHan, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o local era o principal porto de entrada de africanos escravizados no Brasil e nas Américas. 

 

O Cais foi revelado em 2011 durante as obras do Porto Maravilha.  Em 2012, a prefeitura do Rio de Janeiro acatou a sugestão das Organizações dos Movimentos Negros e, em julho do mesmo ano, transformou o espaço em monumento preservado e aberto à visitação pública.

 

Em 2017, o local passou a integrar Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

 

Com informações da Agência Brasil.

Últimas notícias
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo