Estado de saúde do cacique Raoni é estável, com melhora do quadro clínico

Cacique Raoni

Publicado em 20/07/2020 - 15:43 Por Luciano Barroso* - Brasília

O cacique Raoni está com úlceras gástricas e infecção intestinal. A informação consta do último boletim médico sobre o estado de saúde do líder indígena, divulgado no final desta manhã.

 

O boletim foi assinado pelos médicos Douglas Yanai e Fernanda Quinelato, do Hospital Dois Pinheiros, que respondem pelas áreas clínica e técnica, respectivamente. Eles apontam que o estado de saúde do cacique é estável, com melhora no quadro clínico.

 

O exame de endoscopia digestiva alta apresentou duas úlceras em atividade e exames laboratoriais demonstraram quadro de infecção intestinal. Já o exame de ressonância magnética não indicou nenhuma alteração. Segundo os profissionais, o cacique encontra-se em bom estado geral, lúcido e orientado, sem febre e a pressão arterial está controlada.

 

Foi necessária a transfusão de duas unidades de sangue para controlar um quadro de anemia, causada pela hemorragia digestiva que apresentou nos dias anteriores”, detalha Quinelato.

 

O cacique Raoni permanece em tratamento para as úlceras com antibióticos e protetor gástrico. Novos exames foram feitos e os resultados devem sair na tarde desta segunda-feira (20). Ele deve ter alta em breve. O líder do povo Kayapó, Raoni Metyktire tem 89 anos, e está internado desde o último sábado.

Últimas notícias
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo
Cultura

Começa o São João no Maranhão, a previsão é de 60 dias de festa

Os últimos meses foram de ensaios, muito trabalho nos ateliês dos grupos de Bumba Meu Boi e outras manifestações culturais do Maranhão.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa: mais de 20 milhões de pessoas poderiam trabalhar remotamente

Pesquisa do Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, divulgada nesta sexta-feira, estima que mais de 20 milhões de trabalhadores no Brasil estão em ocupações que poderiam ser realizadas remotamente.

Baixar arquivo
Geral

Brasil já registra 17 mil divórcios em cartórios neste ano

No ano passado, foram concluídas mais de 80 mil separações consensuais. Este é o maior número desde 2007, quando uma lei federal permitiu a formalização do divórcio diretamente em cartórios.

Baixar arquivo