Isolamento deixou pessoas com deficiência mais suscetíveis à violência doméstica, diz psicóloga

Violência Doméstica

Publicado em 23/07/2020 - 13:43 Por Nelson Lin - São Paulo

O número de atendimentos na delegacia da polícia da Pessoa com Deficiência, em São Paulo, aumentou nos últimos meses. Em janeiro foram 136 atendimentos;  em abril, início da pandemia,  o número caiu  para 30,  mas a partir de maio, voltou a ficar acima de 100 e em junho subiu para 134.


Para Daniela Faria, psicóloga do Instituto Jô Clemente, antiga Apae e que faz a gestão do Centro de Apoio Técnico da Delegacia, o aumento reflete o período de isolamento social, em que as pessoas com deficiência ficam mais suscetíveis à violência doméstica.

 

Daniela  explicou  também que a violência não é só a que deixa marcas físicas, e que todos os tipos de violência são apurados na delegacia.

 

As principais formas de denunciar a violência contra as pessoas com deficiência são:  o Disque 100, o Disque Direitos Humanos e o Disque 180 para Violência Doméstica, na Delegacia Eletrônica www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br ou presencialmente na delegacia de polícia da Pessoa com Deficiência, no centro de São Paulo, das 9h às 18h,  na Rua Brigadeiro Tobias, 527.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Novo plano quer reduzir pela metade o número de mortes no trânsito

O Brasil quer reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas. Essa meta está no novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans.

Baixar arquivo
Educação

Servidores do AM não podem ter ganho salarial com cursos sem validação

STF declarou inconstitucional uma lei do Estado do Amazonas, de 2015, que permitia o uso de diplomas de pós-graduação de universidades de países do Mercosul e de Portugal para concessão de benefícios salariais aos servidores públicos estaduais.

Baixar arquivo
Política

Vetado projeto que previa ações emergenciais à agricultura familiar

No fim do prazo para sancionar o projeto de lei aprovado no Congresso Nacional, o Presidente Jair Bolsonaro vetou, totalmente, a medida que previa ações emergenciais de amparo à agricultura familiar, devido aos impactos econômicos da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Círio de Nazaré 2021: entenda a importância da corda para os devotos

Evento religioso deste ano em Belém, no Pará, anda haverá limitações por conta da pandemia de covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Renda habitual de trabalhador tem queda de 6,6%, diz Ipea

Estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada mostra que houve queda de 6,6% na renda habitual e aumento de 0,9% na renda efetiva do trabalhador brasileiro no segundo trimestre de 2021.

Baixar arquivo
Saúde

Rio começa a distribuição 495 mil doses de vacina contra covid-19

 São 325.260 doses da Pfizer para primeira e segunda aplicação e 170 mil da Oxford/AstraZeneca para aplicação da segunda dose.

Baixar arquivo