Mesmo com greve do Metrô suspensa, trabalhadores de São Paulo enfrentaram início da manhã conturbado

São Paulo

Publicado em 28/07/2020 - 14:29 Por Nelson Lin - São Paulo

A suspensão da greve dos metroviários, ocorrida na madrugada de segunda para esta terça-feira (28), trouxe algumas surpresas para o paulistano nesta manhã. Algumas estações não abriram no horário normal, às 4h40, e, por isso,  quem saiu para trabalhar enfrentou lotação nos ônibus e trens. Outros preferiram aguardar a abertura das estações. Às 7h30, todas as estações estavam abertas, segundo informou o Metrô.


A categoria dos metroviários decretou greve na noite dessa segunda-feira (27) após os trabalhadores, em assembléia, recusarem a proposta do Metrô de redução dos salários em 10%. Com a greve decretada, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, apresentou uma nova proposta, acatando a mediação do Ministério Público do Trabalho, sem a redução de salário. Como a votação da proposta foi madrugada adentro, vários metroviários não retornaram ao serviço a tempo de abrir as estações dentro da hora normal.

 


O sindicato, em nota, comemorou a mobilização dos trabalhadores e o recuo do governo de cortar o salário. No twitter, o secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy  pediu desculpas à população pelo transtorno. Afirmou também que as tratativas com o sindicato para evitar a greve começaram  à meia noite e à uma da manhã a categoria decidiu suspender a paralisação.

 


Mesmo com o fim do movimento, o rodízio de veículos permanece suspenso na capital. No trânsito, não houve tantos transtornos, a cidade registrou 1,9% de congestionamento às 8 horas da manhã, bem abaixo da média que é de 7,7%. Devido à quarentena e à pandemia, o índice de isolamento social na cidade de São Paulo tem se mantido acima de 40%.

Últimas notícias
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo