Novo ciclone atinge região Sul; com menos estragos, fenômeno deve chegar ao oceano nesta 4ª feira

Com menos estragos

Publicado em 08/07/2020 - 16:00 Por Dayana Vítor - Brasília

Um novo ciclone atingiu a região sul do Brasil na noite dessa terça (7) até a manhã desta quarta-feira (8), com ventos que chegaram a 80 quilômetros por hora na serra catarinense e mais de 60 quilômetros por hora em algumas cidades dos Rio Grande do Sul. Em poucas horas, choveu 200 milímetros em alguns municípios gaúchos.Volume maior que o previsto para todo o mês. O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia, Francisco de Assis, detalha.

 

Mas apesar da intensidade do último ciclone, os estragados provocados pelas cidades onde passou, foram menores que o do primeiro, no dia 30 de junho. Naquela ocasião, dez pessoas e 10 mil ficaram desabrigadas em Santa Catarina. Agora, apesar de o estado catarinense ter enfrentando chuvas de 120 milímetros e ventos fortes nas últimas horas, não houve vítimas e nem deslizamentos de terras, como previa a Defesa Civil estadual.

 

Mas os moradores do estado continuam atentos para qualquer efeito adverso,como relata Jeferson Correia que reside em Joinville.

 

Já no Rio Grande do Sul, a situação durante o ciclone foi mais grave. Lá, uma moradora de Caxias do Sul morreu, depois que duas pedras se desprenderam de uma encosta e caíram sobre sua casa. Além disso, quase 500 pessoas foram atingidas pela tempestade, sendo que 300 ficaram desabrigadas.

 

A moradora de Porto Alegre, capital gaúcha, Laura Pinto, conta o que ela percebeu durante a tempestade.

 

A previsão é que o atual ciclone chegue ao oceano ainda nesta quarta-feira (8), fazendo com que as tempestades de ventos fortes deixem de ocorrer nos próximos dias. As próximas chuvas na região sul devem voltar apenas no sábado.

Últimas notícias
Saúde

Prefeitura do Rio suspende vacinação contra a gripe por falta de doses

A secretaria municipal de Saúde informou, no entanto, que novas doses devem chegar ainda hoje, e com isso, a expectativa é retomar a aplicação da vacina contra a influenza amanhã à tarde.

Baixar arquivo
Saúde

Campanha chama a atenção para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Doze estados brasileiros apresentaram aumento de casos de dengue e zika vírus este ano em relação ao ano passado, e os casos de chikungunya cresceram em 17 estados.

Baixar arquivo
Economia

Indicador que mede incerteza da economia apresenta queda em novembro

O resultado do indicador em novembro é reflexo da continuidade da melhora dos indicadores da Covid-19 no Brasil, associada a fatores negativos no campo econômico, como a inflação e juros elevados e a desaceleração do crescimento doméstico e internacional.

Baixar arquivo
Geral

No Rio, Polícia Federal desarticula emissoras de rádio clandestinas

A operação aconteceu em bairros e comunidades da zona oeste carioca, após denúncia de que as rádios estavam colocando em risco as operações nos aeroportos Santos Dumont e o Internacional Tom Jobim.

Baixar arquivo
Cultura

Em 30 de novembro de 1982, Michael Jackson lançava o álbum Thriller

Disco é citado até hoje como um dos melhores de todos os tempos e foi o álbum mais vendido no mundo, com cerca de 65 de milhões de cópias. Sucesso de público e de mídia, o trabalho rendeu oito Grammys. 

Baixar arquivo
Cultura

Professor da USP traduz cartas de indígenas no Brasil do século XVII

Cartas trocadas entre indígenas do Brasil em tupi antigo, em 1645, foram traduzidas pelo pesquisador e professor da USP, Eduardo Navarro. O contexto era o da disputa entre Portugal e Holanda por terras brasileiras, hoje, o estado de Pernambuco.

Baixar arquivo