Prefeitura de Duque de Caxias (RJ) vai manter Terreiro da Gomeia, centro histórico do candomblé

Centro histórico do candomblé

Publicado em 28/07/2020 - 18:58 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Após forte mobilização social, a Prefeitura de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ), desistiu da construção de uma creche no Terreiro da Gomeia.

 

O local de importância histórica para o candomblé é considerado sagrado para os descendentes espirituais do babalorixá Joãozinho da Gomeia, uma das principais lideranças da religião no país, morto em 1971.


A prefeitura informou em nota que pretende preservar a área, onde ainda estão relíquias da época em que abrigava o terreino,  e realizar a manutenção no local, de forma a respeitar  as vivências e as experiências religiosas de toda a população, em especial dos praticantes das religiões de matriz africana da cidade.

 

O recuo também ocorreu após o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro entrarem com um procedimento administrativo, questionando  o projeto de construção da creche em local que merece proteção por ser patrimônio histórico material e imaterial.

 

O MPF destacou a importância da valorização e atuação proativa do Estado em favor das religiões de matriz africana, sobretudo em razão da importância de Joãozinho da Gomeia não apenas para a região, como para o país.

 

Apesar do recuo da prefeitura, o MPF defende que é necessário avançar nas medidas de proteção ao patrimônio, nos âmbitos estadual e federal.

 

Um dos marcos para o reconhecimento das religiões de base africana no país, o Terreiro da Goméia funcionou  de 1951 até 1971, quando o seu dirigente faleceu. A prefeitura de Duque de Caxias reconheceu na nota que o local contribui para a memória cultural e valoriza o patrimônio de importantes grupos que formam a sociedade brasileira.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo