Prefeitura do Rio inicia demolição de condomínio irregular em construção na comunidade Gardênia Azul

Condomínio irregular

Publicado em 01/07/2020 - 13:06 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

A prefeitura do Rio de Janeiro, com o apoio da Polícia Militar, iniciou, na manhã desta quarta-feira (1º), a demolição de um condomínio irregular, que estava sendo construído na comunidade Gardênia Azul, que fica na zona oeste da cidade.

 

Antes da demolição, o condomínio já tinha sido vistoriado, notificado e embargado pela prefeitura. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Conservação, 21 prédios já tinham sido erguidos, somando cerca de 200 apartamentos.

 

No entanto, o condomínio fica em uma área com 100 mil metros quadrados, dividida irregularmente em 116 lotes, que, em sua maioria, já foram vendidos de forma ilegal. E os edifícios que estão sendo demolidos correspondem a apenas 20% da capacidade construtiva da área.

 

O secretário Sebastião Bruno acredita que a ação rápida da prefeitura, ao demolir este primeiro empreendimento, evitou um problema muito maior, com a construção de outros edifícios no restante da área.

 

A secretaria destacou que a região da Gardênia Azul também é controlada por um grupo de milícia, assim como as localidades de Rio das Pedras e Muzema, que também tiveram condomínios irregulares demolidos.

 

A construção e a venda de apartamentos de forma ilegal pela milícia ganhou maior visibilidade depois do desabamento de dois prédios na Muzema, no dia 12 de abril do ano passado, que deixou 24 mortos. A secretaria garante que o combate a essa prática é uma das suas prioridades.

Últimas notícias
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo
Educação

Número de professores concursados cai ao menor patamar, revela estudo

Em 2023, o número de docentes chegou a 321 mil nas redes estaduais. O recuo na comparação com 2013 foi de 36%. Enquanto isso, o número de profissionais temporários registrou uma alta de 55%, ultrapassando os 355 mil. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo