Projeto de lei prevê visita virtual de familiares a pacientes com Covid-19

Isolados pela Covid-19

Publicado em 06/07/2020 - 07:00 Por Renata Martins - Brasília

O risco de contaminação pelo coronavírus mudou a rotina dos hospitais e impactou na relação entre o doente e a família.

 

As visitas a pacientes com Covid-19 não são permitidas. Há casos de pais, filhos, casais, que após a entrada de um ente querido no hospital, não voltam a encontrá-lo

 

Lúcida e consciente, Dona Maria Albani, de 93 anos, deu entrada em um hospital particular de Recife. Não sairia mais de lá com vida. A filha, a jornalista Silvana Barros, passou três dias sem nenhuma noticia da mãe – que a esta hora, estava entubada.

 

Depois de estabelecer contato com os médicos da UTI, foi avisada da gravidade e possibilidade iminente da morte da mãe.

 

A partir daí passou a travar outra luta: a de ver e se despedir. O pedido foi negado, Silvana ameçou procurar a Justiça, fez relato nas redes sociais e reclamação na ouvidoria do hospital, para enfim ter seu pedido atendido.

 

Ainda em luto, a jornalista criou uma campanha para que todos os parentes tenham direito a visita e a despedida virtual. Silvana afirma que não custa nada ao governo, nem aos hospitais, é necessário ter apenas humanidade.

 

Silvana Barros criou um abaixo-assinado para pedir a aprovação do projeto de lei que garante a todos o direito à visita virtual — através de videochamada — de familiares aos pacientes com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas.

 

O PL 2136/2020, de autoria do deputado federal Célio Studart (PV/CE), tramita na Câmara dos Deputados. A iniciativa foi sugerida pela própria jornalista ao parlamentar.

 

Alguns estados, como Pernambuco e Ceará, já adotam o sistema de videoconferência entre pacientes internados com o novo coronavírus e seus familiares nos hospitais públicos.

 

Silvana ressalta que a humanização no trato com paciente e família já tem iniciativas em vários lugares do país.

 

O abaixo-assinado online está hospedado na plataforma Change.org, e já reúne quase 120 mil assinaturas em todo o Brasil.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Por dia, cerca de 100 crianças são estupradas no Brasil

Nesta quarta-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o mês, é lembrado como Maio Laranja, para chamar atenção para esse tipo de violência.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina para Aids é um dos grandes desafios da medicina moderna

Esta quarta-feira é o "Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra a Aids". Segundo o biomédico Jefferson Russo Victor, as técnicas atuais de imunização não funcionam contra o HIV.

Baixar arquivo
Política

TCU retoma julgamento sobre privatização da Eletrobrás

Reunião ocorre nesta quarta-feira (18). O governo estimou em R$ 67 bilhões o valor das ações. Segundo ministro do TCU, o valor deveria ser de R$ 130 bilhões, quase o dobro do estipulado pelo governo.

Baixar arquivo
Saúde

Consumo de álcool entre jovens cai 26% em 2021

O dado, relativo a brasileiros de 18 a 24 anos, foi levantado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), que analisou a série histórica do Vigitel, levantamento do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Decreto cria mercado regulador de crédito de carbono no Brasil

A compra de crédito de carbono feita por empresas visam gerar ações de descarbonização no planeta. Com isso, empresas podem obter autorização para financiar novas ações sustentáveis.

 

Baixar arquivo
Geral

Correios credenciam empresas para o programa Exporta Fácil +

A empresa informou também que ainda no segundo semestre deste ano já estará disponível uma plataforma online para cotações de preços pelos exportadores brasileiros

Baixar arquivo