Queda de balões em linhas de transmissão pode afetar abastecimento de energia, diz Furnas

Furnas

Publicado em 14/07/2020 - 17:07 Por Cristiane Ribeiro - Rio de Janeiro

Parece uma prática inofensiva, mas soltar balão é perigoso. Quando um balão atinge os cabos, e mesmo que não haja o desligamento, técnicos de Furnas precisam interromper as linhas de transmissão para fazer a retirada do balão, o que pode implicar na queda de energia em algumas regiões.

 

Por isso, preocupada com o risco do desligamento de linhas de transmissão, Furnas está reforçando o alerta para acabar com a soltura desses balões, principalmente nesta época de pouca chuva no estado do Rio de Janeiro, e pelo aumento da demanda de energia nas unidades de saúde por causa da pandemia do novo coronavírus.

 

O gerente de Linhas de Transmissão de Furnas, Ricardo Abdo, destaca que o tempo para recompor o sistema elétrico depende de uma série de fatores, entre eles, o acesso ao local da ocorrência. Isto porque  muitas vezes o balão cai em regiões remotas e de difícil acesso, e o horário, à noite ou madrugada, o que dificulta ainda mais o pronto atendimento.

 

Soltar balão no Brasil é crime previsto no Código Penal. A pena para quem for pego confeccionando, vendendo ou soltando balões é de 1 a 3 anos de detenção e multa.

 

No Rio de Janeiro,  a campanha de combate e prevenção à prática, do programa Linha Verde, do Disque-Denúncia, está na 22ª edição. No ano passado, foram 145 denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 21 2253 1177.

 

O Corpo de Bombeiros adverte a população sobre os riscos  de soltar balões pois, além de provocar interrupção de energia elétrica, eles provocam queimadas na mata e riscos à aviação.

Últimas notícias
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo