Arroz e feijão ainda são os mais consumidos pelos brasileiros

Pesquisa do IBGE mostra mudanças no hábito alimentar da população

Publicado em 21/08/2020 - 17:33 Por Solimar Luz - Brasília

A alimentação do brasileiro mudou, assim como o valor nutricional dos itens consumidos pela população, dentro e fora de casa. Mas, uma coisa não mudou: a preferência pelo tradicional feijão com arroz.  

O prato é o preferido pela dona de casa Wilcineia Ramos Caixeta, de 51 anos.

Embora o consumo desses dois alimentos venha diminuindo ao longo dos anos, eles continuam com presença garantida na mesa do brasileiro, apesar da diferença na frequência do consumo entre pessoas de classes de rendimento diferentes. 

Junto com o pão francês, a farinha de mandioca, o milho e os peixes frescos, o arroz e o feijão estão mais presentes no cardápio das pessoas com renda mais baixa do que na daqueles com faixa salarial mais alta. 

Já as frutas e os produtos industrializados estão mais frequentes na dieta das classes de rendimento maior.

Os dados são da Pesquisa de Orçamentos Familiares divulgada, nesta sexta-feira (21), pelo IBGE-Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No estudo, realizado em parceria com o Ministério da Saúde entre 2017/2018, foram ouvidas 46.164 pessoas, com 10 anos ou mais de idade,  em 20.112 domicílios,  .

O gerente da pesquisa, André Martins, explica que aumentou a frequência de ingestão de alimentos processados e ultra processados, ricos em sódio. E que o consumo de produtos in natura ou minimamente processados, como frutas, legumes e verduras, vem diminuindo.

 A adição de açúcar em alimentos prontos se mantém elevada. Foi indicada por cerca de 14% dos adultos entrevistados e 12% dos adolescentes.

Já a adição de sal em alimentos prontos teve média média total de 85,4 por cento de respostas, sendo ainda maior entre os adolescentes.

Outra diferença nos hábitos alimentares entre os grupos de idade indicados pela pesquisa aponta que idosos consomem com mais frequência leite, café, chá, sopas e caldos, na comparação com adolescentes e adultos. Já a salada crua está mais presente na alimentação de adultos do que no prato dos adolescentes.

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, o consumo de ultraprocessados, como salgadinhos, salsicha e refrigerantes, foi maior entre os mais jovens. Esse quadro se verifica apesar de o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, desaconselhar o consumo desse tipo de alimentos. 

A pesquisa também apontou queda no consumo de alimentos fora de casa. Essa parcela caiu de cerca de 40% em 2008/2009 para 36,5% nos anos de 2017/2018. O Centro-Oeste foi a região do país com maior índice de brasileiros que costumam comer fora de casa, quase 50%. Já a maior redução foi encontrada na Região Norte, com 30,5%.

A pesquisa também registrou queda no consumo de cerveja entre os brasileiros. No entanto, de acordo com os dados apresentado pelo IBGE, o consumo da bebida ainda é maior entre os homens do que entre as mulheres.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo