Comissão do Congresso discute medidas de proteção aos indígenas durante a pandemia

População indígena

Publicado em 06/08/2020 - 14:21 Por Maíra Heinen - Brasília

Em reunião da Comissão Mista do Congresso que acompanha a situação fiscal; e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas ao novo coronavírus, foram debatidas nesta quinta-feira(07) as medidas de proteção adotadas pelo Governo Federal aos povos indígenas durante a pandemia.

 

O secretário Robson Santos da Silva, da Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai, falou sobre os gastos da pasta e também sobre as iniciativas tomadas contra a Covid-19. Ele também refutou a ideia de que haja subnotificação no registro de contaminados e de mortes pela doença e destacou que a Sesai contabiliza apenas os indígenas aldeados.

 

Quanto a decisão do STF sobre medidas de proteção aos indígenas, o secretário ressaltou que a Sesai vai cumprir o que foi decidido, reformulando o plano de atuação entre outras ações.

 

A Comissão ouviu ainda o diretor de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, da Funai, João Rosa, que explicou como a Fundação vem atuando durante a pandemia, com o estabelecimento de barreiras de contenção, entregas de cestas básicas, boletins informativos, entre outras.

 

Segundo o diretor, apenas para ações de combate à Covid-19, a Funai recebeu R$ 11 milhões; e até o momento já usou R$ 4 milhões desse valor.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Covid-19: São Luís é 1ª capital a vacinar pessoas com 29 anos ou mais

São Luís é a primeira capital do país a vacinar pessoas a partir de 29 anos sem comorbidades contra a covid-19.

Até domingo (13), será feito um mutirão para acelerar o ritmo da vacinação, conforme anunciou em redes sociais o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Baixar arquivo
Geral

Programa Caixa Mais Brasil chega à 100ª edição neste sábado

Durante este fim de semana, a Caixa Econômica Federal promove mais uma edição do programa Caixa Mais Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Covid-19: projeto no DF oferece apoio psicológico a enlutados

Lidar com a morte é um processo doloroso. E desde o início da pandemia do coronavírus, por causa das medidas de segurança e distanciamento social, nem sempre quem perde um ente querido encontra uma rede de apoio para enfrentar esse momento.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pandemia coloca 9 milhões de crianças em risco de trabalho infantil

Os dados estão no relatório do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) publicado para marcar o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, celebrado neste sábado, 12 de junho

Baixar arquivo
Saúde

Estado do Rio de Janeiro permanece com risco moderado para covid-19

O Mapa de Risco Covid-19 manteve a classificação geral na bandeira laranja, mas segundo o estudo, houve melhora no cenário epidemiológico em seis regiões.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz recebe insumo para a produção de 6 milhões de doses da vacina

A Fiocruz recebe neste sábado (12) mais um lote de IFA para a produção da vacina contra a covid-19. O insumo deverá desembarcar no final da tarde no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo