Comitê vai propor medidas para crise nos transportes públicos no Rio

Estudos devem ser apresentados em 30 dias

Publicado em 14/08/2020 - 13:22 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O governo do Rio de Janeiro criou um Comitê Administrativo para estudar e propor medidas para atenuar os problemas das concessionárias de transportes públicos do estado. A comissão foi objeto de um decreto publicado no Diário Oficial do Rio dessa quinta-feira (13). A medida foi tomada diante da ameaça de colapso no sistema de transportes em função da baixa circulação de passageiros durante a pandemia.

De acordo com o Secretário da Casa Civil e Governança, André Moura, a situação das concessionárias de metrô, barcas, trens e ônibus interestaduais será detalhada pelo chamado Comitê Administrativo Extraordinário de Transportes - Covid-19, que terá um prazo de 30 dias para apresentar os estudos.

O comitê também terá a atribuição de estabelecer o critério de divisão de recursos emergenciais ao setor, com a aprovação do projeto de lei federal de auxílio emergencial ao sistema, além de planejar e acompanhar o cumprimento das contrapartidas exigidas pela União.

As deficiências nos transportes públicos no Rio de Janeiro ficaram ainda mais evidentes com a pandemia. Depois da flexibilização das medidas de isolamento, a população tem sofrido com superlotação e precariedade nos diversos modais. Moradores da Ilha de Paquetá, que dependem exclusivamente das barcas, fizeram recentemente um protesto se recusando a entrar em uma embarcação lotada onde não era possível respeitar o distanciamento para evitar o contágio pelo coronavírus.

Segundo o governo estadual, participam do Comitê Administrativo Extraordinário de Transportes - Covid19 além do secretário da Casa Civil, os secretários de Transportes, de Acompanhamento das Ações Governamentais Integrais da Covid-19, de Planejamento e Gestão, de Desenvolvimento Econômico, de Fazenda, e também o Procurador Geral do Estado.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo