Covid-19: número de trabalhadores afastados diminui em agosto

A informação consta da PNAD Covid-19 divulgada pelo IBGE

Publicado em 28/08/2020 - 16:22 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Diminuiu a proporção de pessoas afastadas do trabalho, devido ao distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Houve uma redução de 7,1% para para 5,7% da população ocupada, na primeira semana de agosto, frente aos últimos sete dias de julho.

No período avaliado, caiu de 5,8 milhões para 4,7 milhões o número de pessoas que estavam afastadas por causa da pandemia.

Na primeira semana da pesquisa, realizada entre os dias 3 e 9 de maio, essa proporção era de 19,8%.

Os dados fazem parte da nova PNAD Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE.

A sondagem estimou em 81,6 milhões a população ocupada no país, na semana de 2 a 8 de agosto, com estabilidade em relação à quarta semana de julho e queda na comparação com o período de 3 a 9 de maio, época em havia 83,9 milhões de pessoas trabalhando.

 A população ocupada e não afastada do trabalho, estimada em 74,7 milhões de pessoas, aumentou em relação à quarta semana de julho e também frente à semana de 3 a 9 de maio.

11,5% da população ocupada estava em trabalho remoto, na quarta semana de julho, percentual menor que o da semana de 3 a 9 de maio, quando havia 13,4% de pessoas trabalhando nessas condições.

Quanto aos indicadores de saúde, a PNAD Covid-19 aponta que 13 milhões de brasileiros reclamaram de algum dos sintomas de síndrome gripal, na primeira semana de agosto. Deste total, 3,2 milhões buscaram atendimento médico.No começo de maio, quando a pesquisa teve início, 26,8 milhões de pessoas tiveram algum sintoma.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo