Covid-19: número de trabalhadores afastados diminui em agosto

A informação consta da PNAD Covid-19 divulgada pelo IBGE

Publicado em 28/08/2020 - 16:22 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Diminuiu a proporção de pessoas afastadas do trabalho, devido ao distanciamento social provocado pela pandemia de Covid-19. Houve uma redução de 7,1% para para 5,7% da população ocupada, na primeira semana de agosto, frente aos últimos sete dias de julho.

No período avaliado, caiu de 5,8 milhões para 4,7 milhões o número de pessoas que estavam afastadas por causa da pandemia.

Na primeira semana da pesquisa, realizada entre os dias 3 e 9 de maio, essa proporção era de 19,8%.

Os dados fazem parte da nova PNAD Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (28) pelo IBGE.

A sondagem estimou em 81,6 milhões a população ocupada no país, na semana de 2 a 8 de agosto, com estabilidade em relação à quarta semana de julho e queda na comparação com o período de 3 a 9 de maio, época em havia 83,9 milhões de pessoas trabalhando.

 A população ocupada e não afastada do trabalho, estimada em 74,7 milhões de pessoas, aumentou em relação à quarta semana de julho e também frente à semana de 3 a 9 de maio.

11,5% da população ocupada estava em trabalho remoto, na quarta semana de julho, percentual menor que o da semana de 3 a 9 de maio, quando havia 13,4% de pessoas trabalhando nessas condições.

Quanto aos indicadores de saúde, a PNAD Covid-19 aponta que 13 milhões de brasileiros reclamaram de algum dos sintomas de síndrome gripal, na primeira semana de agosto. Deste total, 3,2 milhões buscaram atendimento médico.No começo de maio, quando a pesquisa teve início, 26,8 milhões de pessoas tiveram algum sintoma.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Cultura

No Dia do Samba, conheça a história e ícones do samba da Bahia

Resultado de influências de povos africanos de diferentes regiões que vieram para o Brasil, o samba adquiriu várias vertentes: saiba mais sobre o chamado "samba da Bahia".

Baixar arquivo
Economia

Varejo paulista estima faturar R$ 91 bilhões em vendas em dezembro

São quatro bilhões a mais do que foi registrado em 2020; aumento deve vir por causa do pagamento do 13º salário e por conta da maior circulação de consumidores.

Baixar arquivo
Saúde

TCU recomenda que governo exija cartão de vacinação para estrangeiros

A decisão do TCU sobre o passaporte da vacina é semelhante à da Anvisa, que também pediu cobrança de prova de vacinação para estrangeiros em visita ao Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

Rio amplia exigência de certificado de vacinação contra a covid-19

Lanchonetes, bares, restaurantes, salões de beleza, shoppings centers e centros comerciais terão que exigir dos consumidores a apresentação do comprovante da vacina.

Baixar arquivo