Explosão em Beirute causa estragos, dezenas de mortos e milhares de feridos

Beirute - Líbano

Publicado em 04/08/2020 - 20:48 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Uma explosão gigantesca próxima ao centro de Beirute, capital do Líbano, matou dezenas de pessoas e deixou milhares de feridos. A explosão aconteceu na zona portuária de Beirute, por volta das 18h30, no horário local. A cena foi registrada por pessoas que estavam nos arredores.

 

Com o impacto, carros que estavam próximos ao local foram arremessados para longe, telhados desmoronaram e vidraças foram quebradas a quilometros de distância. Foi o que aconteceu na casa do diplomata brasileiro Luiz Felipe Czarnobai. Ele, o marido e os três filhos moram a pouco mas de um quilômetro do local da explosão.

 

Todas as vidraças do apartamento viradas para o porto foram quebradas. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. A chefe de cozinha, Lucineide de Araújo, que vive há 20 anos em Beirute estava no quarto da filha quando sentiu um tremor, e achou que fosse um terromoto.

 

O presidente da União Líbano-Brasileira, Bassam Haddad, também achou que fosse um terremoto. Ele estava a mais de 15 km do local da explosão. No vale do Bekkah, a cerca de 50 km de Beirute, a farmacêutica Hiam Beidou também sentiu a terra tremer.

 

Uma fragata da marinha brasileira estava no porto, próximo ao local da explosão. Mas segundo o comandante, almirante salgueirinho, o navio não foi atingido e a tripulação está bem.

 

Ainda não foi confirmado o que pode ter causado tamanho estrago na capital do Líbano. A explosão aconteceu em uma área cheia de armazens e no local existiria uma fábrica de fogos de artifício. Uma outra versão é de que haveria materiais explosivos em um dos armazéns.

 

O primeiro ministro do Líbano Hassan Diab declarou estado de emergência em Beirute por duas semanas e disse em pronunciamento que os responsáveis não ficarão impunes.

 

A embaixada brasileira também teria sido atingida pela explosão, mas como foi no começo da noite, já não tinha mais ninguém no local. Em nota, o Itamaraty diz que até agora não há notícias de brasileiros mortos ou feridos graves, mas não confirma os estragos que teriam atingido a sede da representação brasileira no país. A nota também presta solidariedade ao povo e ao governo do Líbano.

Últimas notícias
Saúde

Ceará registra primeiro caso de esporotricose autóctone em gatos

A doença pode ser transmitida a humanos. A ocorrência foi identificada em Fortaleza.

Baixar arquivo
Política

Nove cidades do Tocantins são investigadas por fraudes em licitações

As suspeitas de irregularidades nos contratos de transporte escolar em cidades do Tocantins foram identificadas pela Controladoria Geral da União. Cerca de R$ 23 milhões teriam sido desviados.

Baixar arquivo
Saúde

Bahia enfrenta falta de testes para dengue, zika e chikungunya

Enquanto enfrenta o problema da falta de insumos, o poder público tenta redobrar os esforços para combater o mosquito.

Baixar arquivo
Geral

Onda de frio derruba as temperaturas no Rio de Janeiro

Pelo segundo dia seguido, o Parque Nacional de Itatiaia, no sul do estado do Rio de Janeiro, registrou temperaturas negativas e geada na parte alta.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições para o Enem terminam no próximo sábado (21)

A taxa é de R$ 85, e poderá ser paga via Pix, cartão de crédito ou por boleto bancário até o dia 27 deste mês.

Baixar arquivo
Educação

Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta o homeschooling

Os destaques devem ser  analisados nesta quinta-feira pelos deputados.

Baixar arquivo