Explosão em Beirute causa estragos, dezenas de mortos e milhares de feridos

Beirute - Líbano

Publicado em 04/08/2020 - 20:48 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Uma explosão gigantesca próxima ao centro de Beirute, capital do Líbano, matou dezenas de pessoas e deixou milhares de feridos. A explosão aconteceu na zona portuária de Beirute, por volta das 18h30, no horário local. A cena foi registrada por pessoas que estavam nos arredores.

 

Com o impacto, carros que estavam próximos ao local foram arremessados para longe, telhados desmoronaram e vidraças foram quebradas a quilometros de distância. Foi o que aconteceu na casa do diplomata brasileiro Luiz Felipe Czarnobai. Ele, o marido e os três filhos moram a pouco mas de um quilômetro do local da explosão.

 

Todas as vidraças do apartamento viradas para o porto foram quebradas. Apesar dos estragos, ninguém ficou ferido. A chefe de cozinha, Lucineide de Araújo, que vive há 20 anos em Beirute estava no quarto da filha quando sentiu um tremor, e achou que fosse um terromoto.

 

O presidente da União Líbano-Brasileira, Bassam Haddad, também achou que fosse um terremoto. Ele estava a mais de 15 km do local da explosão. No vale do Bekkah, a cerca de 50 km de Beirute, a farmacêutica Hiam Beidou também sentiu a terra tremer.

 

Uma fragata da marinha brasileira estava no porto, próximo ao local da explosão. Mas segundo o comandante, almirante salgueirinho, o navio não foi atingido e a tripulação está bem.

 

Ainda não foi confirmado o que pode ter causado tamanho estrago na capital do Líbano. A explosão aconteceu em uma área cheia de armazens e no local existiria uma fábrica de fogos de artifício. Uma outra versão é de que haveria materiais explosivos em um dos armazéns.

 

O primeiro ministro do Líbano Hassan Diab declarou estado de emergência em Beirute por duas semanas e disse em pronunciamento que os responsáveis não ficarão impunes.

 

A embaixada brasileira também teria sido atingida pela explosão, mas como foi no começo da noite, já não tinha mais ninguém no local. Em nota, o Itamaraty diz que até agora não há notícias de brasileiros mortos ou feridos graves, mas não confirma os estragos que teriam atingido a sede da representação brasileira no país. A nota também presta solidariedade ao povo e ao governo do Líbano.

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo