Infecção pela Covid-19 é 50% maior entre jovens em São Paulo

Após pesquisa, governo da capital suspende retorno às aulas

Publicado em 18/08/2020 - 21:28 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Mais de 16% das crianças e adolescentes na cidade de São Paulo já contraíram o coronavírus. A proporção é quase 50% maior que o número de infecções na população em geral que é de 11%.

Esse é o resultado da primeira etapa do inquérito sorológico que está sendo feita pela prefeitura apenas com crianças e adolescentes. .

Além do índice de infecção mais alto, dois terços das crianças que contraíram o coronavírus não tiveram sintomas da doença.

Só na rede pública de capital paulista estão matriculados cerca de 1 milhão de estudantes. O inquérito mostrou que mostrou que um quarto, cerca de 250 mil estudantes, dividem a casa com pessoas com mais de 60 anos.

Com esse cenário, o prefeito Bruno Covas, do PSDB, anunciou que as atividades presenciais nas escolas não vão ser retomadas em setembro.

A decisão vale para escolas públicas e privadas.

O retorno das atividades presenciais, a partir do dia 8 de setembro, tinha sido autorizado pelo governo do estado para as cidades que estavam há mais de 4 semanas na terceira fase do plano São Paulo, que vem orientado a flexibilização da quarentena no estado. Mas, essa autorização vale apenas para atividades complementares, como aulas de reforço, e é limitada a 35% dos alunos de cada turno escolar.

Assim como acontece com a população em geral, o coronavírus também atinge crianças e adolesces de forma desigual. Enquanto quase 18% das crianças pretas ou pardas já contraíram o coronavírus, o índice de infecção entre as crianças brancas não chega a 14%. Entre crianças da classe A e B a infecção é quase 60% que entre as crianças e adolescentes mais pobres, das classes D e E.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo