Infecção pela Covid-19 é 50% maior entre jovens em São Paulo

Após pesquisa, governo da capital suspende retorno às aulas

Publicado em 18/08/2020 - 21:28 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Mais de 16% das crianças e adolescentes na cidade de São Paulo já contraíram o coronavírus. A proporção é quase 50% maior que o número de infecções na população em geral que é de 11%.

Esse é o resultado da primeira etapa do inquérito sorológico que está sendo feita pela prefeitura apenas com crianças e adolescentes. .

Além do índice de infecção mais alto, dois terços das crianças que contraíram o coronavírus não tiveram sintomas da doença.

Só na rede pública de capital paulista estão matriculados cerca de 1 milhão de estudantes. O inquérito mostrou que mostrou que um quarto, cerca de 250 mil estudantes, dividem a casa com pessoas com mais de 60 anos.

Com esse cenário, o prefeito Bruno Covas, do PSDB, anunciou que as atividades presenciais nas escolas não vão ser retomadas em setembro.

A decisão vale para escolas públicas e privadas.

O retorno das atividades presenciais, a partir do dia 8 de setembro, tinha sido autorizado pelo governo do estado para as cidades que estavam há mais de 4 semanas na terceira fase do plano São Paulo, que vem orientado a flexibilização da quarentena no estado. Mas, essa autorização vale apenas para atividades complementares, como aulas de reforço, e é limitada a 35% dos alunos de cada turno escolar.

Assim como acontece com a população em geral, o coronavírus também atinge crianças e adolesces de forma desigual. Enquanto quase 18% das crianças pretas ou pardas já contraíram o coronavírus, o índice de infecção entre as crianças brancas não chega a 14%. Entre crianças da classe A e B a infecção é quase 60% que entre as crianças e adolescentes mais pobres, das classes D e E.

 

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Inquérito não aponta entrada de estranho em prédio de Joice Hasselmann

A deputada do PSL-SP conta que, no dia 18 de julho, percebeu ferimentos em seu corpo ao acordar, mas que não se lembra do que ocorreu. Polícia Legislativa investiga o caso. 

Baixar arquivo
Saúde

OMS já identificou 13 novas variantes do coronavírus

Quatro delas são consideradas “de preocupação”. Entre elas, a variante Delta, que já foi identificada em 124 países, inclusive no Brasil. Vacinação é crucial para prevenir mortes e casos graves da covid

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tribunal londrino reabre processo de US$ 7 bi por desastre em Mariana

Processo é movido contra a BHP, parceira da Vale na barragem do Fundão

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa suspende autorização de importação da vacina Covaxin

Os diretores da Anvisa decidiram, por unanimidade, suspender a autorização excepcional e temporária para importação e distribuição da vacina Covaxin. O pedido tinha sido feito pelo Ministério da Saúde e autorizado no dia 4 de junho, mas a importação não chegou a ocorrer.

Baixar arquivo
Geral

Decreto cria Sipef - Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo

O Sipef, Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal vai coordenar e articular as atividades de combate à corrupção no âmbito do Poder Executivo federal. E também estabelecer padrões de medidas que devem ser usados pela administração pública

Baixar arquivo
Cultura

Morre o ator Orlando Drummond aos 101 anos

O ator, humorista e dublador carioca, fez sucesso no rádio e com sua voz marcante dublou personagens inesquecíveis de desenhos animados, como o cachorro Scooby Doo e o marinheiro Popeye.

Baixar arquivo