Infecção pela Covid-19 é 50% maior entre jovens em São Paulo

Após pesquisa, governo da capital suspende retorno às aulas

Publicado em 18/08/2020 - 21:28 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Mais de 16% das crianças e adolescentes na cidade de São Paulo já contraíram o coronavírus. A proporção é quase 50% maior que o número de infecções na população em geral que é de 11%.

Esse é o resultado da primeira etapa do inquérito sorológico que está sendo feita pela prefeitura apenas com crianças e adolescentes. .

Além do índice de infecção mais alto, dois terços das crianças que contraíram o coronavírus não tiveram sintomas da doença.

Só na rede pública de capital paulista estão matriculados cerca de 1 milhão de estudantes. O inquérito mostrou que mostrou que um quarto, cerca de 250 mil estudantes, dividem a casa com pessoas com mais de 60 anos.

Com esse cenário, o prefeito Bruno Covas, do PSDB, anunciou que as atividades presenciais nas escolas não vão ser retomadas em setembro.

A decisão vale para escolas públicas e privadas.

O retorno das atividades presenciais, a partir do dia 8 de setembro, tinha sido autorizado pelo governo do estado para as cidades que estavam há mais de 4 semanas na terceira fase do plano São Paulo, que vem orientado a flexibilização da quarentena no estado. Mas, essa autorização vale apenas para atividades complementares, como aulas de reforço, e é limitada a 35% dos alunos de cada turno escolar.

Assim como acontece com a população em geral, o coronavírus também atinge crianças e adolesces de forma desigual. Enquanto quase 18% das crianças pretas ou pardas já contraíram o coronavírus, o índice de infecção entre as crianças brancas não chega a 14%. Entre crianças da classe A e B a infecção é quase 60% que entre as crianças e adolescentes mais pobres, das classes D e E.

 

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores divulgam Mapeamento Automatizado das Áreas de Café em MG

O georreferenciamento dos cafeeiros no estado é utilizado como referência para a formação de preços e construção de políticas públicas para o setor.

Baixar arquivo
Economia

Caged: Brasil gera 313,9 mil empregos formais em setembro

É o que mostra o Novo Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta terça-feira (26), pelo Ministério do Trabalho e Previdência. Segundo o levantamento, o saldo positivo é o resultado da diferença entre novas contratações, superiores a 1,7 milhão, e mais de 1,4 milhão desligamentos dos postos de trabalho, no mês de setembro.

Baixar arquivo
Cultura

Belchior 75 anos: pesquisa encontra músicas inéditas censuradas

Sete músicas inéditas de Belchior, compostas no período da ditadura militar, foram descobertas pelo jornalista e pesquisador musical Renato Vieira no acervo digital do Arquivo Nacional.

Baixar arquivo
Saúde

Em Lisboa, Marcelo Queiroga destaca a importância do SUS para o Brasil

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga destacou, em evento na Universidade de Lisboa, em Portugal, o avanço da campanha de vacinação que está sendo realizada no Brasil e a força do SUS no combate à pandemia.

Baixar arquivo
Educação

MEC muda regra de seleção para vagas remanescentes do Fies

Pelas regras anteriores, a seleção dessas vagas se dava pela ordem de inscrição dos interessados. Agora, o MEC determinou que essa seleção vai levar em conta a nota do Enem de todos os candidatos ao programa. 

Baixar arquivo
Economia

Custo da construção tem nova alta e já acumula aumento de 13% em 2021

O Índice Nacional de Custo da Construção, medido pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 0,80% em outubro, taxa superior ao 0,56% registrado no mês anterior. Com o resultado, divulgado nesta terça-feira, o indicador acumula alta de aproximadamente 13% no ano.

Baixar arquivo