Mesários começam a ser convocados para trabalhar nas eleições

Essa nomeação é feita pelo juiz eleitoral do município

Publicado em terça-feira, 18 Agosto, 2020 - 10:37 Por Priscilla Mazenotti - Brasília

Os mesários que vão trabalhar nas eleições municipais deste ano – seja para receber os votos ou as justificativas - já estão começando a ser convocados. O prazo começou nesta terça-feira e vai até setembro, dia 16. Essa nomeação é feita pelo juiz eleitoral do município.

Os locais de funcionamento das mesas receptoras, que é a composição da mesa que fica na sessão no dia da votação - também serão divulgados até setembro. Ela é composta por um presidente, dois mesários e um secretário.

Lembrando que todo eleitor que tem mais de 18 anos e está em dia com a Justiça Eleitoral pode ser convocado para trabalhar na votação. Com exceção dos candidatos e dos parentes deles até o segundo grau e por afinidade.

Também não podem ser convocados aqueles que ocupam funções executivas em partidos políticos, além de policiais, funcionários com cargo de confiança no Executivo e as pessoas que trabalham no próprio serviço eleitoral.

O trabalho não é remunerado, mas a pessoa recebe auxílio-alimentação e dois dias de folga no trabalho. Ter sido mesário também pode ser critério de desempate em concursos públicos, se o edital prever essa possibilidade.

O Tribunal Superior Eleitoral tem um programa de Mesário Voluntário para aqueles que querem trabalhar nesses dias. Aqueles que tiverem interesse podem se inscrever no portal das eleições municipais 2020.

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo