MP-RJ quer suspender audiência sobre novo autódromo

Floresta do Camboatá

Publicado em 12/08/2020 - 13:51 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro acionou o Supremo Tribunal Federal contra a realização da audiência pública virtual, no processo de licenciamento do novo autódromo, a ser construído em uma área de floresta nativa, na zona oeste carioca.

 

Depois de várias idas e vindas na Justiça, a audiência, autorizada para a última sexta-feira (07), acabou suspensa por problemas técnicos. Um novo encontro online foi agendado para hoje (12).

 

No entanto, o MP alega que o processo tem inúmeras irregularidades e pede ao STF que julgue com a máxima urgência um agravo de instrumento, interposto contra a decisão anterior do ministro Dias Toffoli, que autorizou que o certame fosse feito virtualmente.

 

A audiência pública é uma das etapas do licenciamento da obra. Na ocasião, devem ser apresentados o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental do empreendimento. O Ministério Público afirma que a audiência que chegou a ser iniciada na última sexta-feira não garantiu a participação de todos os interessados.

 

Entre os problemas detectados estão o excesso de formalidade desnecessária no cadastro para a participação, o link errado divulgado na página do empreendedor, e, além disso, pessoas que se inscreveram para se pronunciar e que não conseguiram ingressar no ambiente virtual, limitado a 100 participantes.

 

Os próprios organizadores do encontro, a Comissão Estadual de Controle Ambiental, o Instituto Estadual do Ambiente e o empreendedor suspenderam a audiência por problemas técnicos.

 

A nova convocação para hoje, segundo o MP, dispensou as formalidades previstas na legislação e alterou as regras, o que dificulta a participação popular.

 

Diante da importância ambiental do local onde se pretende instalar o autódromo, no bairro de Deodoro, o Ministério Público quer que a realização da etapa seja suspensa até a garantia de que os problemas foram sanados.

 

A instalação do novo autódromo, o Riomotorpark, enfrenta resistência da comunidade local, de ambientalistas e pesquisadores que se reuniram no Movimento SOS Floresta do Camboatá. O movimento apresenta outras soluções para a instalação em áreas que teriam menor impacto ambiental, mas até o momento as propostas não foram consideradas.

 

Autor de uma dissertação de mestrado sobre a Floresta do Camboatá, o biólogo Rhian Soares destacou a importância do bioma para a preservação de espécies.

 

A instalação do autódromo é um projeto da Prefeitura do Rio, que licitou o consórcio responsável pelo empreendimento e quer trazer a Fórmula 1 para o Rio de Janeiro. Procurada, a Prefeitura do Rio informou apenas que aguarda a audiência pública marcada para logo mais, às sete horas da noite.

 

A Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade, responsável pelo processo de licenciamento, não respondeu até o fechamento desta reportagem.

 

Em nota divulgada na semana passada sobre as críticas ao projeto, a Secretaria do Ambiente e o Inea informaram que a viabilidade, os impactos e eventuais alternativas para a implantação do empreendimento são objetos de análises que serão realizadas no decorrer do processo. Os órgãos defendem o debate com ampla participação da sociedade.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Números da Covid-19 desaceleraram no país na 2ª semana de setembro

No período analisado, o Brasil teve uma queda de 30% em relação à semana anterior. Mesmo assim,  o Brasil é o terceiro em número de casos e o segundo com a maior quantidade de mortes no mundo.

Baixar arquivo
Política

Em live, Bolsonaro diz que é contra privatizar Caixa e Banco do Brasil

Presidente também comentou decisão do STF sobre decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello de suspender um inquérito que apura as declarações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro

Baixar arquivo
Geral

Amapá registra caso de raiva bovina após 12 anos

Animal foi contaminado em fazenda de Porto Grande, a 100 quilômetros da capital Macapá

Baixar arquivo
Cultura

Festival de Gramado começa amanhã (18) em versão totalmente on line

Filmes serão transmitido pela TV e pela internet; público poderá votar na categoria júri popular por meio de aplicativo

Baixar arquivo
Política

Abertura de processo de impeachment contra Crivella é rejeitada

O pedido tem como base denúncias relacionadas à Operação Hades, deflagrada pelo Ministério Público do Estado e pela Polícia Civil, e que trata de suposto esquema envolvendo empresas contratadas pelo poder municipal, com envolvimento direto do prefeito.

Baixar arquivo
Saúde

Justiça proíbe planos de limitarem atendimento de autistas no Acre

Decisão libera sessões de psicoterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia sem quantidade limitada

Baixar arquivo