No Tocantins, romarias darão lugar a missas virtuais em homenagem ao Senhor do Bonfim

Tocantins

Publicado em 13/08/2020 - 12:58 Por Maíra Heinen - Brasília

Em 1750, a cidade de Natividade, no Tocantins, tornou-se ponto de peregrinação para que fiéis pudessem ver a imagem do Senhor do Bonfim. Começaram aí as tradicionais romarias, que costumam reunir milhares de pessoas e ocorrem também nos municípios de Araguacema e Fortaleza do Tabocão.

 

Este ano, em Natividade, elas estavam marcadas para acontecer entre os dias 6 e 17 de agosto; mas, para assegurar a saúde de fiéis e romeiros durante a pandemia, assim como outros eventos religiosos de grande aglomeração, as romarias foram canceladas. A saída foi pensar em outras formas de celebrar a devoção.

 

Após reuniões entre governo do Estado, membros da Igreja Católica e prefeituras, os responsáveis pelo evento decidiram transmitir as missas ao vivo, no próximo sábado (15), pela internet.

 


A superintendente do Desenvolvimento da Cultura, Lorena Ribeiro, explica que a Polícia Militar também vai atuar para evitar aglomerações nas cidades.

 


Romeira há mais de 40 anos, a professora aposentada Ariadne Barreto, acredita que transmitir as missas pela internet e outros meios de comunicação foi a melhor opção para o momento.

 


As missas serão celebradas, ao vivo, no próximo dia 15, em horários distintos.

 

A do Distrito de Bonfim, em Natividade, será às 8 horas da manhã, com transmissão pelo Facebook da Paróquia Santo Antônio de Gurupi, Diocese de Porto Nacional; pelas emissoras de rádio Mais FM 95,9 em Gurupi, e Porto FM 87,9; além do canal do Youtube do Padre Jackson.

 

Em Araguacema, a transmissão será às 6 horas da tarde, e poderá ser acompanhada pelos canais de Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Divina Providência e do Frei Willian.

 


Fortaleza do Tabocão encerra a programação religiosa às 7:30 da noite, com transmissão pelo Facebook da Paróquia São Geraldo.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo