Número de policiais baleados de janeiro a junho no Rio tem queda de 47%, mostra plataforma

Fogo Cruzado

Publicado em 10/08/2020 - 12:43 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O primeiro semestre do ano registrou queda de 47% no número de agentes de segurança baleados, em comparação com igual período de 2019, no Rio de Janeiro. Os dados são da Plataforma Fogo Cruzado e levam em consideração os policiais atingidos dentro ou fora do horário de serviço.

 

Levando-se em conta apenas o período da quarentena, a redução foi ainda mais expressiva, de 56% de agentes baleados e de 26% no número mortos.

 

De acordo com os dados, o balanço de policiais que perderam a vida em 2020, antes das medidas de isolamento, vinha apresentando uma tendência de aumento de mais de 50% frente a 2019 no estado.

 

A gestora de dados da plataforma Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto, afirma que além da pandemia, a restrição de operações policiais em favelas determinada pelo STF explica a redução.

 

Depois da liminar concedida pelo Ministro Edson Facchin, no julgamento da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental, que pedia o fim das operações durante a pandemia, o número de policiais baleados no Rio de Janeiro caiu de 51 para 19.

 

Na ultima semana, o STF concluiu a votação e confirmou que as operações estão proibidas nas favelas fluminenses enquanto durar a pandemia do coronavírus, salvo em situações absolutamente excepcionais, que devem ser justificadas por escrito pelas autoridades competentes e comunicadas imediatamente ao Ministério Público.

 

Segundo pesquisa da Universidade Federal Fluminense sobre os impactos em geral da decisão, a medida reduziu em um mês mais de 72% o número de mortes e 50% o de feridos em decorrência de ações ou tiroteios.

Últimas notícias
Economia

Arrecadação federal bate recorde em março e soma mais de R$ 190 bi

Esse foi o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica, que começou em 1995. O valor é 7,2% maior do que o registrado em março do ano passado.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil melhora cobertura vacinal contra a poliomielite em 2023

Segundo o Ministério da Saúde, das 16 vacinas indicadas para o público infantil, 13 tiveram aumento na cobertura vacinal. Para o Unicef, desafio é levar a vacinação para além das unidades de saúde.

Baixar arquivo
Política

Lula volta a defender saidinhas temporárias do sistema prisional

Há previsão do Congresso Nacional de votar vetos presidenciais na quarta-feira (24). 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Branqueamento de corais em Fernando de Noronha preocupa pesquisadores

O fenômeno do branqueamento de corais é um dos principais sintomas de um ecossistema marinho que está passando por adversidades. Quando o coral fica branco da cor do seu esqueleto calcário, ele pode morrer.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus projeta crescimento de 2,02% da economia em 2024

O documento traz as previsões de economistas e analistas de mercado consultados pelo Banco Central. Boletim ainda projeta inflação de 3,73%. 

Baixar arquivo
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo