Onda de frio histórica atinge vários estados e faz nevar no Sul

Tendência é que temperaturas caiam ainda mais nos próximos dias

Publicado em 21/08/2020 - 13:55 Por Lígia Souto - Brasília

Uma onda de frio histórica, que teve origem no sul do país, ganhou intensidade e já é sentida em vários estados brasileiros.

A atuação de uma massa de ar polar é a explicação para esse declínio acentuado de temperatura, e que fez com que municípios das Serras Gaúcha e Catarinense registrassem neve durante a madrugada. O fenômeno já era esperado pelo Instituto Nacional de Meteorologia, como conta Marlene Leal, do Inmet no Rio de Janeiro.

O ar polar alcançou o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e a tendência é que as temperaturas caiam ainda mais. Com o frio intenso, aumentam também as possibilidades de geadas nesses estados.

A onda de frio agora avança rapidamente por outras regiões, segundo Marlene Leal, causando mudanças no clima no centro oeste e sudeste. 

No Rio de Janeiro, há possibilidade ainda de chuva até domingo (23), com risco de alagamentos. É esperada mínima entre 16 e 14 graus na cidade, o que para os cariocas, acostumados com altas temperaturas,  é considerado um inverno rigoroso.

De acordo a meteorologista, só a partir de domingo os termômetros vão entrar em elevação.

Ainda segundo Marlene Leal, as condições climáticas terão um alcance significativo. Para se ter uma ideia, a massa de ar gelado vai chegar na região Norte, derrubando as temperaturas em Rondônia, Acre e no centro-sul do Amazonas.

Além do Brasil, a frente fria atinge Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e parte do Peru.

 

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Bolsonaro participa da entrega de espadins na Escola Naval

Na cerimônia, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, disse que o recebimento do espadim é a materialização do esforço e da dedicação dos aspirantes.

Baixar arquivo
Educação

Inscrições do Enem 2021 começam em 31 de junho também para treineiros

Estudantes que ainda não completaram o terceiro ano do ensino médio e estão interessados em fazer o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio para se autoavaliar, podem se inscrever para a prova como treineiros, mas, apenas para a versão impressa.

Baixar arquivo
Cultura

Morto por covid, diretor de carnaval Laíla é enterrado no Rio

Laíla morreu na sexta-feira por complicações da covid-19. O carnaval carioca também perdeu nessa sexta Amadeu Amaral, o mestre Mug, que por 30 anos comandou a bateria da escola de samba Vila Isabel.

Baixar arquivo
Saúde

Rio inclui gestantes no calendário único de vacinação

A medida também inclui lactantes e  puérperas sem comorbidades. Essas vacinações  devem ser feitas com prescrição médica.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz entrega mais cinco milhões de vacinas da AstraZeneca

Somando a entrega desta semana, já são 54,8 milhões de doses produzidas e disponibilizadas ao Ministério da Saúde. Outras quatro milhões foram importadas prontas do Instituto Serum da Índia. 

Baixar arquivo
Geral

Treze anos depois, Lei Seca está mais rígida

Atualmente, quem for flagrado conduzindo em via pública com qualquer nível de álcool no sangue tem que pagar quase R$ 3 mil de multa e ficar 12 meses sem carteira de habilitação. Esta é considerada uma infração gravíssima, assim como se recusar a fazer o teste do bafômetro.

Baixar arquivo