Operação investiga fraude de R$ 11 milhões na compra de aventais em São Paulo

Operação Nudus

Publicado em 06/08/2020 - 16:58 Por Leandro Martins - Brasília

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (6) a Operação Nudus, para apurar fraudes na contratação emergencial de aventais efetuada pela Autarquia Hospitalar Municipal da Prefeitura de São Paulo. Foram efetuados seis mandados de busca e apreensão, um deles na sede da autarquia, para verificar se houve a participação de funcionários públicos no esquema.


De acordo com as investigações, durante a contratação emergencial, algumas empresas foram desclassificadas sob argumentos que depois foram ignorados na assinatura do contrato com as empresas vencedoras. Há também indicativos de que o valor da contratação foi superior ao praticado no mercado naquele período.

 

A Polícia Federal também descobriu que as empresas que ganharam o processo não tinham experiência ou capacidade técnica para confecção de aventais hospitalares. As duas contratações, realizadas sem licitação, somam mais de R$ 11 milhões, e utilizaram recursos federais destinados ao combate à pandemia da Covid-19.


Os investigados vão responder pelos crimes de fraude à licitação, corrupção e peculato. Somadas, as penas podem chegar a 25 anos de prisão.


Procurada, a prefeitura de São Paulo enviou nota afirmando que está à disposição da Polícia Federal e do Poder Judiciário para contribuir com a investigação relativa à Autarquia Hospitalar Municipal, e que o prefeito Bruno Covas determinou que o controlador-geral do município acompanhe o caso e tome providências internas de apuração de eventuais responsabilidades.

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo