Operação investiga fraude de R$ 11 milhões na compra de aventais em São Paulo

Operação Nudus

Publicado em 06/08/2020 - 16:58 Por Leandro Martins - Brasília

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (6) a Operação Nudus, para apurar fraudes na contratação emergencial de aventais efetuada pela Autarquia Hospitalar Municipal da Prefeitura de São Paulo. Foram efetuados seis mandados de busca e apreensão, um deles na sede da autarquia, para verificar se houve a participação de funcionários públicos no esquema.


De acordo com as investigações, durante a contratação emergencial, algumas empresas foram desclassificadas sob argumentos que depois foram ignorados na assinatura do contrato com as empresas vencedoras. Há também indicativos de que o valor da contratação foi superior ao praticado no mercado naquele período.

 

A Polícia Federal também descobriu que as empresas que ganharam o processo não tinham experiência ou capacidade técnica para confecção de aventais hospitalares. As duas contratações, realizadas sem licitação, somam mais de R$ 11 milhões, e utilizaram recursos federais destinados ao combate à pandemia da Covid-19.


Os investigados vão responder pelos crimes de fraude à licitação, corrupção e peculato. Somadas, as penas podem chegar a 25 anos de prisão.


Procurada, a prefeitura de São Paulo enviou nota afirmando que está à disposição da Polícia Federal e do Poder Judiciário para contribuir com a investigação relativa à Autarquia Hospitalar Municipal, e que o prefeito Bruno Covas determinou que o controlador-geral do município acompanhe o caso e tome providências internas de apuração de eventuais responsabilidades.

Últimas notícias
Economia

INSS do Rio vai abrir mais de mil vagas em mutirões de BCP

O benefício dá direito a um salário mínimo, para idosos e pessoas com deficiência, com  renda familiar de até um quarto do salário-mínimo per capita, calculada com base nas informações do Cadastro Único e dos sistemas do INSS. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo