PF deflagra operação para combater tráfico internacional de drogas

Foram cumpridos mandados em 12 estados e no Distrito Federal

Publicado em 18/08/2020 - 14:30 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Uma mega operação deflagrada nesta terça-feira(18) contra o tráfico internacional de drogas teve 50 mandados de prisão e 141 de busca e apreensão em 12 estados mais o Distrito Federal.

A chamada Operação Além-Mar é coordenada pela Polícia Federal de Pernambuco e as prisões foram autorizadas pela 4ª Vara Federal do Estado.

A Justiça ainda determinou o sequestro de bens dos investigados. São 7 aviões, 5 helicópteros, 42 caminhões, além de 35 imóveis urbanos e rurais. Também foram bloqueados R$ 100 milhões em contas bancárias.

Ao todo, 630 policiais federais participaram da ação. Segundo a polícia, a operação mira quatro supostas organizações criminosas que atuam juntas na distribuição da droga no mercado interno; e na exportação de toneladas de cocaína para a Europa e Cabo Verde via portos brasileiros, especialmente o porto de Natal, no Rio Grande do Norte.

A Polícia Federal informou que as 4 células do grupo ficam em São Paulo e Pernambuco, sendo a célula estabelecida em Recife formada por empresários do setor do transporte de cargas, funcionários e motoristas de caminhão.

Um dos braços do grupo, ainda segundo a PF, é responsável por gerir uma espécie de banco paralelo para a movimentação dos recursos do tráfico de entorpecentes.

Ainda durante a fase sigilosa da investigação, 12 pessoas foram presas e mais de 11 toneladas de cocaína apreendidas. Dentre os presos, estava um foragido da justiça brasileira há mais de 10 anos. A polícia estima que o grupo tinha capacidade de movimentar 5 toneladas de cocaína por mês.

A investigação começou em 2018 a partir da parceria da Polícia Federal com a NCA, agência policial do Reino Unido.
 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo