Prefeitura do Rio prorroga a atual fase de flexibilização

A decisão é para avaliar o impacto de algumas medidas

Publicado em segunda-feira, 17 Agosto, 2020 - 12:18 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu prorrogar a atual etapa de flexibilização das atividades, e só dará início daqui a 15 dias a fase seis, que começaria nesse domingo (16). A decisão é para avaliar o impacto de algumas medidas, como a reabertura dos pontos turísticos que, apesar de autorizados desde o início de agosto, só voltaram a receber visitantes no último sábado (15)

O adiamento, segundo a Prefeitura, foi decidido pelo comitê científico que assessora as ações do executivo municipal em relação à Covid-19. A fase seis prevê a volta de eventos culturais e a reabertura de teatros e cinemas.

O prefeito Marcelo Crivella afirmou que os indicadores da cidade sustentam o avanço da flexibilização, mas o comitê preferiu adotar a precaução. Crivella também fez um apelo para que população e empresários, principalmente dos bares da zona sul, evitem aglomerações.

A Prefeitura afirmou também que o impacto da desmobilização de leitos dos dois hospitais de campanha administrados pela rede privada, em parceria com o governo do Estado, deve ser levado em conta para que o Rio avance nas medidas de abertura.

Na próxima quinta-feira (20), deverão ser desmobilizados 100 leitos de enfermaria e 100 de UTI do Lagoa-Barra; e, em 11 de setembro, 116 de enfermaria e 84 de CTI da unidade Parque dos Atletas.

Ainda de acordo com a Prefeitura, as decisões são baseadas em indicadores como a velocidade da curva de contágio, ocupação de leitos e queda no número de óbitos, e que todas as fases estão sujeitas a alterações e a reavaliação do conselho científico.

A taxa de ocupação atualizada dos leitos de UTI SUS da capital destinados à Covid está em 63% e de enfermaria em 42%.

O Estado do Rio de Janeiro atingiu nesse domingo(16) 14.562 mortes em decorrência do coronavírus; e 194.279 casos confirmados. Foram 55 óbitos e 4.388 registros de infecção a mais durante o final de semana, segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde.

 

 

Edição: Sâmia Mendes

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Educação

Enade: Estudantes de universidades públicas tiveram melhor desempenho

41,7% dos cursos com nota máxima (5)  são de universidades públicas, enquanto apenas 3,1% dos cursos de instituições privadas alcançaram a melhor avaliação

Baixar arquivo
Política

Votações na Câmara são adiadas para semana que vem

Sem acordo, sessão deliberativa marcada para esta terça-feira (20) foi cancelada

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Projeto institui marco legal das startups e empreendedorismo inovador

O Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional texto do projeto de lei complementar que "Institui o marco legal das startups e do empreendedorismo inovador".

Baixar arquivo
Justiça

Justiça do Rio bloqueia bens do ex-prefeito Eduardo Paes

A Justiça determinou o bloqueio de bens do ex-prefeito Eduardo Paes, candidato à prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições deste ano.

Baixar arquivo
Saúde

Vacina contra a covid-19 será incluída no programa de vacinação

O Ministério da Saúde negocia a compra de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac contra a covid-19. O medicamento é desenvolvido pelo Instituto Butantan, em parceria com o laboratório Sinovac.

Baixar arquivo
Política

Justiça determina bloqueio de bens de João Doria

Governador de São Paulo é acusado de usar recursos da prefeitura em publicidade irregular. Total de bens bloqueados chega a R$ 29 milhões

Baixar arquivo