Procissões do Círio de Nazaré deste ano estão canceladas

Belém do Pará

Publicado em 07/08/2020 - 12:57 Por Maíra Heinen - Brasília

Os milhões de fiéis que acompanham o Círio de Nazaré todos os anos, em Belém do Pará, devem participar da festa em casa.

 

A Arquidiocese de Belém anunciou, na noite dessa quinta-feira (6), o cancelamento das 13 procissões tradicionais da edição número 228 do Círio de Nazaré. O motivo é a pandemia do novo coronavírus, que afetou mais esse grande evento no país.

 

O Círio é realizado todos os anos em outubro, desde 1793, e costuma reunir mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas da capital paraense. Segundo o arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, com a Covid-19 se tornou inviável manter a tradição em 2020.

 

Sonora: "Durante esses meses consultamos as autoridades do estado e do município, constituímos uma comissão de médicos para nos assessorar. A diretoria do Círio de Nazaré se debruçou com seriedade junto com os bispos para seguirmos todas as normas vigentes e as medidas preventivas necessárias a fim de que a nossa grande festa se realize sem colocar em risco a saúde das pessoas. Será necessário reduzir as ocasiões de concentração de pessoas. Não poderemos realizar da forma costumeira as procissões que caracterizam o Círio de Nazaré.

 

Dom Alberto também comentou sobre os símbolos da festa, como a imagem peregrina e a corda.

 

Sonora: "Muitas pessoas perguntam sobre os ícones do Círio. Imagem peregrina, procissões e trasladações do dia do Círio, corda. Mesmo com muita dor no coração, cabe-me dizer que não poderemos fazer tudo de acordo com os nossos costumes e a nossa linda tradição."

 

A corda é atualmente um dos maiores ícones da festa. Confeccionada em sisal torcido, possui 400 metros de comprimento e duas polegadas de diâmetro.

 

As programações do Círio serão todas transmitidas pela TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais.

 

Parte da programação também será transmitida pela TV Círio, que estará em cadeia com a Rede Nazaré de Comunicação, emissora oficial da Arquidiocese de Belém e do Círio de Nazaré.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Cerca 1 milhão ficaram sem trabalho na última semana de agosto

Dados da Pnad Covid-19 foram divulgados nesta sexta (18) pelo IBGE

Baixar arquivo
Saúde

Ministério Público do RJ investiga fraude em hospital de campanha

Hospital Modular de Nova Iguaçu foi construído para atender pacientes com covid-19, mas nunca chegou a ser aberto. Governo do estado investiu R$ 62 milhões na unidade

Baixar arquivo
Política

Impeachment de Witzel: relatório será votado em plenário no dia 23

Se pedido for aprovado, o governador do Rio de Janeiro será afastado temporariamente do cargo enquanto o Tribunal de Justiça conduz a etapa final, em que cinco deputados eleitos pela Alerj e cinco desembargadores vão analisar o processo e decidirão pela cassação definitiva do mandato.

Baixar arquivo
Educação

Niterói autoriza aulas presenciais no ensino médio

A volta das atividades nas escolas particulares está autorizada no estado desde o último dia 14, nos municípios considerados de baixo risco para a Covid-19. Mas as aulas continuaram suspensas ou em fase de planejamento de abertura.

Baixar arquivo
Geral

Mais de 30 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito em 2019

A falta de responsabilidade e de atenção no trânsito podem mudar as vidas das pessoas para sempre. O técnico de informática José Barbosa, de 64 anos, foi vítima da imprudência de motoristas duas vezes. Na primeira, em 2014, ele conduzia sua moto e foi fechado por um veículo.

Baixar arquivo
Esportes

Botafogo e Santos têm em comum protagonismo de atacantes

Os dois times vivem momentos distintos na Série A do Campeonato Brasileiro, mas se enfrentam neste domingo (20) com algo em comum: seus atacantes têm brilhado e feito a diferença. O Glorioso tem Matheus Babi. E o Peixe, tem Marinho.

 

Baixar arquivo