Reclamações contra os Correios crescem cerca de 400% em São Paulo

Segundo o Procon, o principal motivo é o não fornecimento do serviço

Publicado em 19/08/2020 - 12:31 Por Beatriz Evaristo - Brasília

O Procon de São Paulo registrou um aumento de quase 400% nas reclamações contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Se for considerar apenas os dados do período de pandemia, de março a julho, o aumento nas reclamações passa de 500%.

De acordo com o Procon, o principal motivo é o não fornecimento do serviço. Nesse caso, o consumidor tem direito a exigir o cumprimento forçado do serviço ou rescindir o contrato, com direito à restituição do valor pago, e perdas e danos. Isso também vale para serviços contratados, como a entrega de encomendas e documentos, e que não forem prestados por conta da greve dos Correios.

Já no caso de compras realizadas pela internet com entregas via Correios, as empresas são responsáveis por encontrar outra forma para que os produtos sejam entregues ao consumidor dentro do prazo combinado.

O Procon de São Paulo orienta ainda que o não recebimento de fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, do qual ele tenha conhecimento de que é devedor, não isenta o consumidor de efetuar o pagamento. Se não chegar pelos Correios, o consumidor deve entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo