Reclamações contra os Correios crescem cerca de 400% em São Paulo

Segundo o Procon, o principal motivo é o não fornecimento do serviço

Publicado em 19/08/2020 - 12:31 Por Beatriz Evaristo - Brasília

O Procon de São Paulo registrou um aumento de quase 400% nas reclamações contra a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos em comparação ao primeiro semestre do ano passado. Se for considerar apenas os dados do período de pandemia, de março a julho, o aumento nas reclamações passa de 500%.

De acordo com o Procon, o principal motivo é o não fornecimento do serviço. Nesse caso, o consumidor tem direito a exigir o cumprimento forçado do serviço ou rescindir o contrato, com direito à restituição do valor pago, e perdas e danos. Isso também vale para serviços contratados, como a entrega de encomendas e documentos, e que não forem prestados por conta da greve dos Correios.

Já no caso de compras realizadas pela internet com entregas via Correios, as empresas são responsáveis por encontrar outra forma para que os produtos sejam entregues ao consumidor dentro do prazo combinado.

O Procon de São Paulo orienta ainda que o não recebimento de fatura, boleto bancário ou qualquer outra cobrança, do qual ele tenha conhecimento de que é devedor, não isenta o consumidor de efetuar o pagamento. Se não chegar pelos Correios, o consumidor deve entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento.

 

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo