Relatório do Ministério da Agricultura mostra contaminação em cervejas da Backer fabricadas em 2019

Ministério da Agricultura

Publicado em 06/08/2020 - 09:07 Por Gésio Passos - Brasília

O Ministério da Agricultura divulgou um relatório final, em que afirma que a contaminação por dietileno e monoetileno-glicol, das cervejas da empresa Backer, não foi um fato isolado.

 

Segundo a fiscalização, as contaminações foram verificadas nos lotes das cervejas produzidas a partir de janeiro de 2019. O coordenador-geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Carlos Muller, afirma que essa situação não descarta contaminação de bebidas fabricadas anteriormente pela empresa.

 

Os fatos são inéditos, não tendo registros de contaminação por essas substâncias em alimentos e em outras cervejas nacionais e importadas.

 

A apuração apontou que a Backer adotou práticas irresponsáveis ao utilizar o mono-etileno como líquido refrigerante de forma deliberada, em detrimento de outras alternativas não tóxicas.

 

O relatório informa que a contaminação não foi apenas das cervejas que passaram por um tanque específico da empresa, ocorrendo também em cervejas elaboradas em outros tanques da cervejaria.

 

Foi apontado ainda que a Backer possui falhas e lacunas em seus sistemas de controle e gestão internos, com informações incompletas nos relatórios de produção. A cervejaria segue interditada pelo Ministério da Agricultura, até que seja possível afirmar que não há riscos para a produção de bebidas no local.

 

Em janeiro deste ano, o Ministério fechou de forma cautelar a cervejaria, e com outros órgãos, tomo medidas para interrompera a comercialização dos produtos contaminados. Foram apreendidos cerca de 80 mil litros de cervejas.

 

Nessa terça-feira (4), o Ministério Público e a Polícia Civil de Minas Gerais cumpriram um mandado de busca e apreensão na sede da Backer, com objetivo de apreender novos documentos.
                              

Em junho, a Polícia Civil havia indiciado 11 funcionários da Backer por homicídio, intoxicação e lesão corporal. Segunda a Polícia, foram identificadas 29 vítimas, e outros 30 casos estão em análise. 10 pessoas morreram pela intoxicação.
                                           

A reportagem não conseguiu contato com a Backer para comentar o relatório.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo