Rio deverá ter plano para que pais possam voltar ao trabalho

A Justiça deu prazo de 10 dias para apresentação de um planejamento

Publicado em 17/08/2020 - 15:32 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O município do Rio de Janeiro e o Governo do Estado terão que elaborar um plano de assistência às famílias, cujos responsáveis legais precisam voltar ao trabalho, mesmo sendo os únicos cuidadores dos filhos. A decisão da 1ª Vara da Infância da Juventude e do Idoso da capital dá prazo de 10 dias para que o planejamento seja apresentado, sob pena de multa diária de R$ 5 mil.

A decisão foi uma resposta a pedido conjunto da Defensoria Pública, do Ministério Público do Estado e do Ministério Público do Trabalho, que afirmam que os governos não têm um mapa das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade; assim como, das famílias com dificuldades para exercer o cuidado neste momento em que escolas e creches permanecem fechadas por causa da pandemia.

A coordenadora de Defesa dos Direitos da Mulher, da Defensoria Pública do Estado, Flávia Nascimento, defende a necessidade de políticas para as famílias nessa situação, sobretudo aquelas monoparentais em que as mulheres assumem todo o cuidado das crianças e ainda realizam trabalhos precarizados.

A decisão aponta que o Estado e o município também devem informar no mesmo prazo o que estão fazendo para mapear, identificar e quantificar o público vulnerável. Todos esses dados deverão ser incorporados aos planos de contingência contra o coronavírus.

Mãe de uma criança de três anos, Vanessa é uma das trabalhadoras que têm sofrido a ausência de políticas após a reabertura das atividades econômicas. Inicialmente em home office, a empresa onde trabalha exigiu o retorno dos funcionários em junho. O marido conseguiu negociar férias para ficar com o filho, mas agora todas as possibilidades foram esgotadas.

Depois de mandar um email formalizando o pedido para home office, Vanessa está em casa, mas com o trabalho e o salário reduzidos. Ela teme ser demitida ainda neste mês.

A Prefeitura do Rio e Governo do Estado foram procurados para se posicionar sobre a decisão. A Prefeitura disse apenas que aguarda a notificação para responder os questionamentos do Ministério Público do Rio de Janeiro. O Governo do Estado não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo