Amapá registra caso de raiva bovina após 12 anos

Publicado em quinta-feira, 17 Setembro, 2020 - 21:33 Por Renata Martins - Brasília

O Amapá registrou um caso de raiva bovina após doze anos sem ocorrência da doença no estado. O caso ocorreu em uma fazenda do município de Porto Grande, a cerca de 100 quilômetros da capital Macapá.

Segundo a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro), o animal foi sacrificado. Na mesma propriedade, outros três animais também morreram com sintomas nervosos.

A principal preocupação é evitar que a doença se prolifere. O diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcanti, afirma que o protocolo para controle do foco está sendo realizado, como a vacinação de todos os animais da propriedade, além do controle da população dos morcegos. Segundo ele, a vacina é a única forma de prevenção da doença, e é importante ficar atento aos animais.

A raiva é infectocontagiosa, causada por um vírus que leva a alterações neurológicas, com 100% de mortalidade nos animais acometidos. A doença pode ser transmitida do animal para o homem.

As autoridades estaduais foram notificadas do resultado de exame laboratorial positivo para raiva bovina no dia 10 de setembro de 2020. O exame foi realizado pelo Instituto Evandro Chagas.

Edição: Ana Pimenta

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Preso golpista que enganou mais de 50 mulheres com perfil falso

Eliezer de Queiroz Moreira se passava por milionário para atrair as vítimas

Baixar arquivo
Educação

Professores de escolas particulares do RJ suspendem greve

Profissionais voltam às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)

Baixar arquivo
Política

Vice Daniela Reinehr assume governo de Santa Catarina na terça (27)

Governador Carlos Moisés virou réu por ter reajustado irregularmente o salário dos procuradores do estado e ficará afastado por 180 dias

Baixar arquivo
Saúde

UFRJ apresenta publicação sobre nitazoxanida contra a covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, comemorou o primeiro resultado positivo do estudo clínico com o vermífugo nitazoxanida para o tratamento da covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Morre Jane Di Castro, artista pioneira na luta LGBTI

Atriz e cantora foi vítima de um câncer e estava internada desde o último dia 14

Baixar arquivo
Saúde

Rodrigo Maia busca consenso para impasse sobre vacina chinesa

Após encontro com governador João Doria nesta sexta-feira (23), presidente da Câmara disse estar aberto ao diálogo para garantir acesso à CoronaVac, e defendeu a produção da vacina em parceria com o Instituto Butantan

Baixar arquivo