CPI vai investigar suposto esquema de corrupção na prefeitura do Rio

Esquema de corrupção envolve a Riotur, empresa de turismo municipal

Publicado em 30/09/2020 - 16:18 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro instalou nesta quarta-feira (30), a Comissão Parlamentar de Inquérito que vai investigar um suposto esquema de corrupção na prefeitura, a partir da Riotur, empresa de turismo do município.

Durante a sessão, marcada por bate boca entre alguns integrantes, foram eleitos o vereador Jorge Manaia, do Progressistas, como presidente, e João Mendes de Jesus, do Republicanos, para a relatoria dos trabalhos.

Batizada de "CPI do QG da propina", numa referência a um escritório supostamente utilizado pelo esquema de corrupção, a Comissão vai analisar as denúncias que desencadearam no último dia 10 numa operação do Ministério Público Estadual e da Polícia Civil. A ação cumpriu 22 mandados de apreensão, um deles contra o próprio prefeito Marcelo Crivella, cujo celular foi retido pelos policiais.

O pedido de criação da CPI partiu da própria base do prefeito, antes que a oposição pudesse se organizar. Com isso, foram garantidas a presidência e a maioria.

A composição da Comissão foi definida na segunda-feira. Além do autor do requerimento, Jorge Manaia, e do agora eleito relator João Mendes de Jesus, também fazem parte do grupo Jairinho, do Solidariedade, líder do governo Marcelo Crivella; e os oposicionistas Átila Nunes e Célio Lupparelli, ambos do DEM. Tarcísio Motta (PSOL) é o primeiro suplente. 

Após eleito presidente, o vereador Jorge Manaia fez um breve histórico sobre o que motivou a abertura das investigações, conduzidas pela Casa Legislativa.

O prazo de funcionamento da CPI é de 120 dias, prorrogáveis por mais 60.

Edição: Joana Lima

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo