Governo do Rio anuncia redução e troca no comando de secretarias

Governador em exercício fala em pacote de austeridade

Publicado em 16/09/2020 - 15:17 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

O governador em exercício do Rio de Janeiro, Claudio Castro, anunciou o enxugamento de secretarias e trocas no comando de algumas pastas. As mudanças, de acordo com o governo, são parte do que está sendo chamado de pacote de austeridade. 

Duas secretarias, a de Vitimados e a Extraordinária da Covid-19, ambas criadas por Wilson Witzel, agora farão parte da estrutura de outras pastas, de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Saúde.

Outras duas estruturas do estado, o Rio Previdência, que cuida da aposentadoria dos servidores, e o Instituto Rio Metrópoles, responsável por políticas para a região metropolitana, passam a integrar respectivamente a Secretaria da Fazenda e a das Cidades.

Castro já trocou  o comando de seis pastas. Nesta quarta-feira (16), foi anunciado que a ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado, Maria Isabel de Castro de Souza será a nova secretaria de Ciência e Tecnologia, cargo antes ocupado pelo empresário Leonardo Rodrigues. O engenheiro Uruan Cintra de Andrade comandará a Secretaria de Cidades em substituição a Juarez Fialho. 

Na segunda-feira (14), o governador em exercício já havia anunciado trocas na Secretaria de Polícia Civil, no Gabinete de Segurança Institucional, na Procuradoria-Geral e na Controladoria-Geral do Estado.

Castro, que era vice-governador, assumiu o governo no ultimo dia 28 de agosto após o afastamento de Wilson Witzel determinado pelo Superior Tribunal de Justiça.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo