Moradores de 4 estados receberam sementes misteriosas pelos Correios

Casos são investigados pelo Ministério da Agricultura

Publicado em segunda-feira, 21 Setembro, 2020 - 14:40 Por Bianca Paiva - Brasília

Moradores de quatro estados do país estão intrigados com a chegada pelos Correios de sementes misteriosas. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento confirma, até o momento, que há registros de casos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul. Os pacotes são de origem chinesa.

As sementes de espécies não identificadas geralmente chegam junto com alguma encomenda feita pela internet, como se fosse um brinde. Foi o que aconteceu no município de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Segundo a Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do estado, a pessoa realizou a compra de um item de decoração em um site e recebeu o objeto e mais um pacote com duas sementes descritas como “joias”.

Só no Rio Grande do Sul, seis casos semelhantes já foram registrados, de acordo com o chefe da Divisão Sanitária Vegetal do estado, Ricardo Felicetti.

O Ministério da Agricultura informou que ainda não é possível apontar os riscos envolvidos e que o material foi enviado para análises técnicas ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiânia. Ainda não há prazo para divulgação dos resultados.

De acordo com a pasta, a entrada de sementes no Brasil só pode ser originária de fornecedores de países com os quais o ministério já tenha estabelecido os requisitos fitossanitários. Esse material deve ser certificado pelas autoridades fitossanitárias do país exportador. Além disso, a importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos.

O Ministério da Agricultura orienta os cidadãos a não utilizarem as sementes e levarem os pacotes a uma unidade do órgão no estado de origem.

 

Edição: Adrielen Alves

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Segurança

Preso golpista que enganou mais de 50 mulheres com perfil falso

Eliezer de Queiroz Moreira se passava por milionário para atrair as vítimas

Baixar arquivo
Educação

Professores de escolas particulares do RJ suspendem greve

Profissionais voltam às aulas presenciais na próxima quarta-feira (28)

Baixar arquivo
Política

Vice Daniela Reinehr assume governo de Santa Catarina na terça (27)

Governador Carlos Moisés virou réu por ter reajustado irregularmente o salário dos procuradores do estado e ficará afastado por 180 dias

Baixar arquivo
Saúde

UFRJ apresenta publicação sobre nitazoxanida contra a covid-19

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, comemorou o primeiro resultado positivo do estudo clínico com o vermífugo nitazoxanida para o tratamento da covid-19.

Baixar arquivo
Cultura

Morre Jane Di Castro, artista pioneira na luta LGBTI

Atriz e cantora foi vítima de um câncer e estava internada desde o último dia 14

Baixar arquivo
Saúde

Rodrigo Maia busca consenso para impasse sobre vacina chinesa

Após encontro com governador João Doria nesta sexta-feira (23), presidente da Câmara disse estar aberto ao diálogo para garantir acesso à CoronaVac, e defendeu a produção da vacina em parceria com o Instituto Butantan

Baixar arquivo