Operação da PF apura indícios de fraudes em contratos no Dnit

Os desvios teriam ocorrido entre os anos de 2012 e 2019

Publicado em 03/09/2020 - 15:17 Por Bianca Paiva - Brasília

A Operação Circuito Fechado da Polícia Federal, deflagrada nesta quinta-feira (3), investiga possíveis fraudes em três contratos do Dnit, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, com uma empresa do ramo de tecnologia. Os desvios de recursos públicos ultrapassam R$ 40 milhões e teriam ocorrido entre os anos de 2012 e 2019.

A Justiça Federal expediu nove mandados de prisão temporária e 44 mandados de busca e apreensão para serem cumpridos no Distrito Federal, São Paulo, Goiás e Paraná. Também determinou o bloqueio de contas dos investigados no valor dos desvios e ainda a apreensão de 11 veículos e 6 imóveis.

Segundo a Polícia Federal, a operação Circuito Fechado é a segunda fase de outra operação, a Gaveteiro, que ocorreu em fevereiro deste ano. A ação apurou o desvio de mais de R$ 50 milhões do Ministério do Trabalho envolvendo a mesma empresa de tecnologia.

Os investigados poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação, falsificação de documento particular, corrupção ativa e passiva. Somadas, as penas podem chegar a mais de 40 anos de prisão.

Em nota, o Dnit informou que fez apurações internas preliminares e contribuiu diretamente com a operação realizada nesta quinta-feira. Também declarou que a atual gestão foi responsável por descontinuar o contrato de prestação do serviço e que está à disposição para esclarecimentos adicionais.

Edição: Sâmia Mendes

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Voleibol: Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo