Polícia Federal investiga fraudes no Ibama

Proprietários rurais do Pará e Mato Grosso seriam beneficiados

Publicado em 15/09/2020 - 13:17 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Supostas fraudes no sistema do Ibama para beneficiar grandes proprietários rurais no Pará e no Mato Grosso são apuradas por uma operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (15). Foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão em 9 estados da federação e 5 prisões de supostos falsificadores.

Segundo a polícia, os investigados selecionavam servidores do Ibama como alvo e copiavam os certificados eletrônicos que dão acesso ao banco de dados do órgão e, com isso, conseguiam retirar as pendências de propriedades rurais que haviam sido multadas e embargadas pela fiscalização do Ibama.

Dessa forma, evitavam as multas e conseguiam certidões negativas, necessárias para obtenção de licenças ambientais, por exemplo, ou empréstimos e financiamentos.

A Polícia Federal estima que o esquema tenha aliviado em multas mais de R$150 milhões a favor dos fraudadores. Foram identificados 122 desembargos de propriedades em nome de 54 pessoas físicas ou jurídicas, empresários do ramo da agropecuária e da exploração florestal.

O inquérito policial foi instaurado a partir da identificação, pelo próprio Ibama, das fraudes contra os servidores.

Os investigados podem responder por crimes contra o meio ambiente, bem como crimes de estelionato, uso de documento falso, corrupção, entre outras infrações. As penas variam de 2 a 12 anos de prisão mais multa.

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Política

Governo estuda propor PEC para reduzir preços de combustíveis

Com a mudança constitucional, o governo não seria obrigado a compensar a redução dos impostos sobre combustíveis com a elevação de outros tributos, como determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

Baixar arquivo
Educação

Enem 2022 vai ocorrer dias 13 e 20 de novembro

As provas do Enem 2022 - o Exame Nacional do Ensino Médio - devem acontecer nos dias 13 e 20 de novembro.

Baixar arquivo
Economia

Paulo Guedes diz que PIB deve crescer em 2022

A declaração do ministro foi feita durante a participação dele no Fórum Econômico Mundial, que acontece em Genebra, na Suíça, no painel sobre as Perspectivas Econômicas Globais.

Baixar arquivo
Esportes

Desafio do técnico do Corinthians é armar meio-campo

Sylvinho descarta Paulinho como 1º volante e vê pressão como natural. Técnico do Corinthians crê que protagonistas do time podem atuar juntos.

Baixar arquivo
Política

Olinda Bolsonaro, mãe do presidente da República, morre aos 94 anos

Após a morte da mãe, na madrugada desta sexta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou compromissos em viagem à Guiana – país que faz fronteira com a região Norte do Brasil – e retornou ao país.

Baixar arquivo
Geral

Covid: Na Bahia servidores são afastados por não comprovarem vacinação

O governo da Bahia publicou no Diário Oficial as portarias que orientam o afastamento temporário de 283 servidores de 13 órgãos e secretarias do estado, por não comprovarem a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo