Aeroporto de Cruzeiro do Sul volta a ter voos diários para Brasília

Devido à pandemia, os voos comerciais foram suspensos

Publicado em 28/10/2020 - 09:31 Por Renata Martins - Brasília

Há cinquenta anos, um aeroporto mais ocidental do país era fincado no pedaço acreano da floresta amazônica.

O ponto escolhido fica do Vale do Juruá, no Acre. O aeroporto de Cruzeiro do Sul está a 650 quilômetros da capital Rio Branco e a mais de 3,6 mil km da Capital Federal, Brasília.

Inaugurado  durante a ditadura, em 1970, o aeroporto só começou a operar seis anos depois. Porém, segundo o historiador Sérgio Roberto Gomes, a construção de um local de pouso e decolagem em região tão erma não foi só para atender aos militares.

Foi pelo aeroporto de Cruzeiro do Sul que em 1993, aos 17 anos, Rose Sena, saiu da cidade natal para fazer faculdade na capital Rio Branco.

A superintendente do aeroporto, Cleisse Negreiros, destaca que o desenvolvimento econômico, a chegada de itens básicos, questões humanitárias, como a chegada de vacinas às comunidades ribeirinhas e indígenas, são viabilizados pelo transporte aéreo.

Durante a pandemia de covid-19, o hoje internacional Aeroporto de Cruzeiro do sul teve os voos comerciais suspensos. Em contrapartida, Cleisse afirma que o local foi essencial para o atendimento da comunidade da região.

Este mês, as atividades começaram a ser retomadas com quatro voos por semana. A partir de 1º de novembro voltará a ter voos diários para Brasília, operados pela Gol Linhas Aéreas.

Segundo a Infraero, administradora do local, o aeroporto recebe anualmente, uma média de 80 mil passageiros, mais de 5 mil voos e movimenta quase 92 toneladas de carga aérea.

A Força Aérea Brasileira também utiliza o terminal como base para algumas operações de defesa do país, em conjunto com outros países, como Bolívia e Peru.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Paquetá inicia vacinação em massa contra covid-19

A população adulta da ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, participou neste domingo (20) da vacinação em massa contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Araraquara, no interior paulista, entra em lockdown

A cidade de Araraquara, no interior paulista, entrou em lockdown ao meio dia desse domingo. É a segunda vez este ano que a cidade adota medidas de restrição de circulação. 

Baixar arquivo
Saúde

Drive-thrus e megapostos de vacinação fecham segunda e terça em SP

Os dois dias vão ser destinados para vacinar as pessoas entre 50 e 59 anos que por algum motivo não conseguiram tomar a primeira dose da vacina na semana passada. 

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde distribui mais 7,6 milhões de doses da Astrazeneca

Estados e Distrito Federal começam a receber a partir deste domingo (20) mais 7 milhões e 600 mil doses da vacina Oxford/Astrazeneca produzida pela Fiocruz. 

Baixar arquivo
Política

Casa Civil faz balanço dos 900 dias do governo Bolsonaro

A Casa Civil divulgou nesse sábado um balanço positivo dos 900 dias de governo Bolsonaro. A nota destaca ações de combate à pandemia, como o envio de 110 milhões de doses de vacina e de 500 mil metros cúbicos de oxigênio a estados e municípios.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça proíbe desvio de 80% das águas do Rio Xingu para Belo Monte

Uma decisão da Justiça Federal no Pará proíbe o desvio de 80% das águas do Rio Xingu para turbinas da hidrelétrica de Belo Monte.

Baixar arquivo