Aeroporto de Cruzeiro do Sul volta a ter voos diários para Brasília

Devido à pandemia, os voos comerciais foram suspensos

Publicado em 28/10/2020 - 09:31 Por Renata Martins - Brasília

Há cinquenta anos, um aeroporto mais ocidental do país era fincado no pedaço acreano da floresta amazônica.

O ponto escolhido fica do Vale do Juruá, no Acre. O aeroporto de Cruzeiro do Sul está a 650 quilômetros da capital Rio Branco e a mais de 3,6 mil km da Capital Federal, Brasília.

Inaugurado  durante a ditadura, em 1970, o aeroporto só começou a operar seis anos depois. Porém, segundo o historiador Sérgio Roberto Gomes, a construção de um local de pouso e decolagem em região tão erma não foi só para atender aos militares.

Foi pelo aeroporto de Cruzeiro do Sul que em 1993, aos 17 anos, Rose Sena, saiu da cidade natal para fazer faculdade na capital Rio Branco.

A superintendente do aeroporto, Cleisse Negreiros, destaca que o desenvolvimento econômico, a chegada de itens básicos, questões humanitárias, como a chegada de vacinas às comunidades ribeirinhas e indígenas, são viabilizados pelo transporte aéreo.

Durante a pandemia de covid-19, o hoje internacional Aeroporto de Cruzeiro do sul teve os voos comerciais suspensos. Em contrapartida, Cleisse afirma que o local foi essencial para o atendimento da comunidade da região.

Este mês, as atividades começaram a ser retomadas com quatro voos por semana. A partir de 1º de novembro voltará a ter voos diários para Brasília, operados pela Gol Linhas Aéreas.

Segundo a Infraero, administradora do local, o aeroporto recebe anualmente, uma média de 80 mil passageiros, mais de 5 mil voos e movimenta quase 92 toneladas de carga aérea.

A Força Aérea Brasileira também utiliza o terminal como base para algumas operações de defesa do país, em conjunto com outros países, como Bolívia e Peru.

 

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo