Atingidos de Brumadinho pedem manutenção de auxílio emergencial

Manifestantes pedem também a consolidação do Programa Direito a Renda

Publicado em 22/10/2020 - 16:24 Por Bianca Paiva - Brasília

Os atingidos pela tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais, lutam para que a mineradora Vale não reduza os valores dos auxílios emergenciais. Desde a manhã desta quinta-feira (22), cerca de 150 pessoas ocupam a sede administrativa da empresa no município. O grupo faz parte de comunidades que foram afetadas pelo rompimento da barragem da mina do córrego do Feijão, em janeiro do ano passado.

Eles reclamam que não foram convidados a participar das audiências públicas marcadas para esta quinta (22) e sexta (23), no Tribunal de justiça mineiro, e que poderão decidir o futuro do pagamento do auxílio e de outras questões como indenização ao estado.

O protesto é organizado pelo MAB, Movimento dos Atingidos por Barragens. Um dos representantes da entidade, José Geraldo, destaca as principais reivindicações.

Os manifestantes exigem ainda a consolidação do Programa Direito a Renda, proposto pelo MAB, que poderá garantir aos atingidos pagamentos, durante cinco anos, para dar estabilidade financeira e ajudar a economia local.

Em nota, a Vale declarou que respeita a livre manifestação, desde que observado o direito de ir e vir e a propriedade. Também informou que realiza encontros regulares com representantes legítimos dos atingidos.

Sobre o pagamento emergencial, a empresa esclarece que o repasse de até um salário mínimo é concedido a mais de 106 mil pessoas. O pagamento foi prorrogado até este mês de outubro, conforme acordo firmado com órgãos judiciais. A mineradora apresentou uma proposta sobre a segunda renovação, que está sendo analisada pela justiça.

A tragédia em Brumadinho deixou 270 mortos e 11 desaparecidos.

Edição: Fabiana Pelles

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo