Bahia utiliza inteligência artificial no combate à violência doméstica

Zap Respeita as Mina será apenas por mensagens de texto

Publicado em 20/10/2020 - 13:54 Por Bianca Paiva - Brasília

O combate à violência doméstica vai contar agora com mais um canal de denúncia na Bahia: é o 'Zap Respeita as Mina''. O diferencial da iniciativa é o uso de um software que utiliza inteligência artificial para responder de forma instantânea as mulheres que buscarem ajuda no número DDD 71 99099322.

A ferramenta foi criada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado com o apoio da Secretaria de Segurança Pública baiana.

Os diálogos são apenas por mensagem de texto porque muitas vítimas ficam impossibilitadas de fazer uma ligação na presença do agressor.

Atendentes podem acionar a Polícia Militar nas situações de emergência. O projeto é pioneiro e foi feito pensando também em evitar o deslocamento das vítimas às delegacias com a pandemia do novo coronavírus.

Caso queira obter apenas orientações, ao acessar o Zap Respeita as Mina, a usuária pode clicar em um link que informa quais são os órgãos que compõem a rede de atenção à mulher em situação de violência e as atribuições de cada um deles; também explica como fazer uma denúncia; como obter uma medida protetiva de urgência; e o que fazer em caso de violência sexual.

O sistema também informa outros canais de denúncia, como o Disque 180, da Central de Atendimento à Mulher. Lembrando que o serviço funciona todos os dias, 24 horas e é gratuito.

Também é possível acessar o Zap Respeita as Mina por meio do site da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia: mulheres.ba.gov.br

 

Edição: Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo