Covid-19: Rio de Janeiro prorroga parte das medidas de segurança
O governador em exercício do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, prorrogou até o dia 20 de outubro parte das medidas restritivas para prevenção e combate ao novo coronavírus.
De acordo com o decreto, publicado no Diário Oficial, segue proibida a permanência de pessoas na faixa de areia nas praias, lagoa e rios, assim como nas piscinas públicas.
Bares, restaurantes e lanchonetes podem funcionar até 1h da madrugada, mas com apenas dois terços da capacidade de lotação. No entanto, permanece proibido o consumo de bebidas alcoólicas na área desses estabelecimentos depois das 22h.
A música ao vivo está autorizada, mas sem pista de dança. Já o serviço de self-service continua proibido.
Pelo decreto, ficam liberados eventos e atividades culturais, como as rodas de samba, medida que já havia sido anunciada pela prefeitura da capital.
A realização desses evento exige, como em todas as atividades que estão sendo flexibilizadas, o cumprimento de todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades para evitar a propagação do coronavírus.
Com relação às atividades de ensino, o decreto estabelece que as deliberações sobre volta às aulas presenciais, ainda sem data para retorno, ficam a cargo de resoluções específicas das Secretarias Estaduais de Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação.